Lula critica embargo a Cuba e pede apoio de países ricos para o clima

Lula também convocou os países mais ricos a investirem no financiamento de ações nos países em desenvolvimento para combater o desequilíbrio climático.

Presidente Lula fez discurso durante reunião de líderes no G77, em Havana | Ricardo Stuckert/Presidência da República
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante discurso no G77, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não hesitou ao fazer críticas neste sábado (16) em relação ao embargo econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba. Além disso, ele rejeitou a inclusão de Cuba na lista dos países que, segundo os norte-americanos, não colaboram totalmente na luta contra o terrorismo.

Lula também convocou os países mais ricos a investirem no financiamento de ações nos países em desenvolvimento para combater o desequilíbrio climático.

Essas declarações foram feitas durante o discurso de Lula na reunião de líderes do G77 e China, que ocorreu em Havana, capital de Cuba. O G77 é composto por países em desenvolvimento que fazem parte das Nações Unidas (ONU), e a China também esteve representada no encontro.

Lula começou seu pronunciamento saudando o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, e o povo cubano pela hospitalidade. Ele afirmou: "É de especial significado que, neste momento de grandes transformações geopolíticas, esta cúpula seja realizada aqui em Havana. Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal. O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral. Rechaçamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo."

Vale esclarecer que o embargo econômico ao qual Lula se referiu foi imposto pelos Estados Unidos há mais de 60 anos e não há perspectiva de suspensão. Sua entrada em vigor em 7 de fevereiro de 1962 foi parte de uma série de medidas tomadas pelos norte-americanos contra o regime cubano durante a Guerra Fria.

Em 2022, os Estados Unidos, sob a presidência de Joe Biden, recolocaram Cuba na lista de países considerados pelos norte-americanos como "não colaborando completamente" na luta contra o terrorismo, o que agravou a crise nas relações entre os dois países.

Lula também teve uma reunião bilateral com Miguel Díaz-Canel, líder do regime cubano que governa a ilha desde 1959. Nesse encontro, os líderes buscaram fortalecer as relações entre Brasil e Cuba, que se distanciaram durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022).

Leia Mais

Depois da reunião em Havana, Lula seguirá para Nova York, onde fará o discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU na próxima terça-feira (19). Durante sua estadia nos Estados Unidos, está previsto um encontro com o presidente Joe Biden.

presidente petista também defendeu investimentos em transição energética e fez cobrança as nações mais ricas a financiarem ações para a preservação do meio ambiente. Ele argumentou que os países em desenvolvimento não compartilham da mesma "dívida histórica" que os países ricos em relação ao aquecimento global. Lula afirmou que o financiamento climático deve ser disponibilizado a todos os países em desenvolvimento de acordo com suas necessidades e prioridades.

Além disso, Lula defendeu a regulamentação de plataformas digitais para combater conteúdos antidemocráticos e discursos de ódio. Ele destacou o projeto de diretrizes globais da UNESCO para a regulamentação de plataformas digitais, que equilibra a liberdade de expressão e o acesso à informação com a necessidade de coibir a disseminação de conteúdos ilegais ou prejudiciais à democracia e aos direitos humanos.

No contexto da tecnologia, Lula criticou as multinacionais que, segundo ele, adotam modelos de negócios que aumentam a concentração de riqueza, mas chegam a desrespeitar as leis trabalhistas e, muitas vezes, violam os direitos humanos e colaboram para fomentar o extremismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES