Lula da início a plano para reestruturar relações trabalhistas no Brasil

O presidente da República autorizou a criação de um Grupo Interministerial que elaborará uma proposta.

Lula prepara plano para reestruturar relações trabalhistas | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caminha para pautar a reestruturação das relações trabalhistas no Brasil, que tiveram uma série de mudanças com a Reforma aprovada e implementada durante a gestão de Michel TemerEm tal âmbito, o líder do Planalto e o ministro Luiz Marinho assinaram na última quinta-feira (6) o Decreto nº 11.477, que institui o Grupo de Trabalho Interministerial para a elaboração de proposta de reestruturação das relações de trabalho e valorização da negociação coletiva

O objetivo do grupo é promover a democratização das relações de trabalho e fortalecer o diálogo entre o Governo federal, os trabalhadores e os empregadores, por meio da elaboração de uma proposta legislativa de reestruturação das relações de trabalho e valorização da negociação coletiva.

O Grupo de Trabalho Interministerial será composto por 36 membros titulares e igual número de suplentes, sendo 12 representantes do Governo federal, 12 representantes dos trabalhadores e 12 representantes dos empregadores. Cada um dos setores indicará seus representantes conforme o Decreto.

A Secretaria-Executiva do Grupo de Trabalho Interministerial será exercida pela Secretaria-Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego. As reuniões do grupo serão realizadas semanalmente em caráter ordinário, e extraordinariamente mediante convocação de seu Coordenador.

Brasil promulga Tratado que promove integração de países sul-americanos

Lula faz revogaço e exclui Correios e outras de Programa de Privatização

Após 15 anos Brasil voltará a participar de reunião na Cúpula do G-7

Além disso, o Coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial poderá convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, nacionais e internacionais, quando da pauta constar tema relacionado às suas áreas de atuação, para participar de suas reuniões, sem direito a voto.

Com este decreto, o Presidente Lula busca reestruturar as relações trabalhistas no país, promovendo a valorização da negociação coletiva e fortalecendo o diálogo entre os setores envolvidos. 

O Grupo terá prazo de duração de 90 dias e o relatório final será encaminhado aos órgãos que participam do colegiado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES