Lula decide ir à coroação de Charles III, e Itamaraty prepara viagem

Além de participar do evento, o petista ainda terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak

Lula decide ir à coroação de Charles III, e Itamaraty prepara viagem | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marianna Holanda - FolhaPress

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou sua presença na coroação do rei Charles 3º no Reino Unido, em Londres, no dia 6 de maio. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) nesta segunda-feira (17).

Além de participar do evento, Lula terá uma reunião bilateral com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Ainda não foram divulgados detalhes sobre as datas da viagem do presidente, que acaba de voltar de uma visita à China e, no final desta semana, viaja para Espanha e Portugal.

Lula recebeu uma carta de felicitações do rei Charles logo após sua posse, em janeiro, e conversou com o monarca por telefone dois meses depois. Na ocasião, o presidente destacou as questões climáticas como principal tema de conversa com o sucessor de Elizabeth 2ª. Em suas redes sociais, Lula referiu-se a Charles como "Carlos 3º", nome pelo qual o monarca é conhecido em países de língua espanhola e diversas nações lusófonas que não o Brasil.

O governo brasileiro agradeceu a Charles pelos cumprimentos pela vitória nas eleições e pelos comentários positivos a respeito do papel do Brasil na agenda multilateral sobre mudança climática e desenvolvimento sustentável.

A coroação de Charles é um dos eventos mais aguardados no Reino Unido este ano. Segundo o Palácio de Buckingham, haverá shows de celebridades, um grande "almoço nacional" e uma iniciativa de promoção de voluntariado, além da cerimônia e das procissões tradicionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES