Lula diz que salário mínimo precisa aumentar todo ano, acima da inflação

A declaração foi feita em participação virtual, em evento de entregas simultâneas do Minha Casa Minha Vida

Lula diz que salário mínimo precisa aumentar todo ano, acima da inflação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira, 23 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou que o salário mínimo deve ser reajustado anualmente, com um aumento acima da taxa de inflação. "Eu acho que a meninada tem que aprender uma profissão. Por conta de uma profissão, eu fui o primeiro de oito filhos da minha mãe a ter uma casa própria, a ter um carro, uma televisão. Porque a gente foge do salário mínimo", disse.

"Por isso, precisamos aumentar o salário mínimo todo ano. É por isso que a gente não pode [ficar] dando apenas a inflação. A inflação não é aumento, é apenas reposição daquilo que comeu do nosso salário", completou.

A afirmação foi feita durante sua participação virtual em um evento simultâneo relacionado ao programa Minha Casa Minha Vida. Esta representa a segunda vez que o líder do Executivo se envolveu em uma videoconferência desde suas cirurgias nas pálpebras e no quadril, realizadas em 29 de setembro.

O governo divulgou uma projeção orçamentária que estipula um salário mínimo de R$ 1.421 a partir de janeiro de 2024. Isso representa um aumento de 7,65% em relação aos R$ 1.320 estabelecidos para o ano de 2023. Além de incorporar a inflação prevista para o corrente ano, estimada em 4,48%, o salário mínimo será corrigido em mais 2,9%, correspondente à variação do Produto Interno Bruto (PIB) dois anos anteriores, conforme parte da política de valorização salarial do governo.

O salário mínimo é a base de benefícios previdenciários e assistenciais. Seis em cada dez aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebem o piso, incluindo quem tem direito à aposentadoria, pensão ou auxílio. Além disso, o mínimo é o valor do BPC (Benefício de Prestação Continuada) pago a idosos carentes e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. Ele também integra o cálculo dos atrasados nos JEFs (Juizados Especiais Federais) e o valor das causas no JEC (Juizado Especial Cível).

O valor final do salário mínimo, no entanto, pode sofrer variações até 1º de janeiro de 2024, quando entrará em vigor, se houver mudança na inflação. Isso porque a inflação oficial do país em 2023 só será divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no início de janeiro.

Na semana passada, Lula participou de uma cerimônia que celebrava os 20 anos do Bolsa Família, realizada no Ministério do Desenvolvimento Social. Durante o evento, ele fez uma declaração inédita, afirmando que o grupo Hamas havia cometido atos de terrorismo ao invadir Israel em 7 de outubro. Ele também criticou a resposta de Israel, descrevendo-a como "insana" devido aos bombardeios contínuos na Faixa de Gaza desde então, resultando na morte de milhares de crianças.

(Com informações da FolhaPress - Marianna Holanda)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES