Lula é aprovado por 60% dos brasileiros, maior patamar desde o início do mandato

O levantamento entrevistou presencialmente 2.029 pessoas com 16 anos ou mais entre 10 e 14 de agosto, com margem de erro estimada de 2,2 pontos

Pesquisa Quaest: Aprovação de Lula sobe para 42%; reprovação é de 24% | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após oito meses e meio de sua administração, o presidente Lula está experimentando seu período mais favorável junto à opinião pública, revela o mais recente levantamento da série Genial/Quaest, publicado hoje. A aprovação à maneira como o presidente conduz seus trabalhos é compartilhada por sessenta por cento dos cidadãos brasileiros. Esse índice representa a marca mais elevada desde o começo do terceiro mandato de Lula. A discrepância entre aqueles que aprovam e os que desaprovam cresceu substancialmente, aumentando de dezesseis pontos em junho para vinte e cinco neste mês.

O chefe do Executivo também colheu melhoras na avaliação do governo como um todo: 42% avaliam a administração federal como positiva, ante 37% no último levantamento; e 24% enxergam como negativa, taxa que estava em 27% há dois meses. 

A aprovação de Lula, medida pelas respostas à pergunta dicotômica “aprova ou desaprova?”, oscilou quatro pontos para cima de junho a agosto, alcançando 60% dos brasileiros. A desaprovação, por outro lado, recuou de 40% para 35% no mesmo período, um sinal de que Lula tem conquistado novos terrenos.

Inclusive na região Sul do país, onde nas eleições de segundo turno o candidato do Partido dos Trabalhadores foi superado por Jair Bolsonaro, que obteve 58,9% dos votos válidos contra os 41,1% de seu oponente. A avaliação positiva do presidente naquela área registrou um aumento significativo de 11 pontos em meros dois meses, alcançando atualmente a marca de 59%. 

O melhor desempenho do chefe do Executivo continua sendo na região Nordeste. Lá, a aprovação é de 72%, de acordo com a Quaest. Com a melhora no Sul, a região onde Lula tem numericamente a menor aprovação (52%) é o Norte e Centro-Oeste. 

Lula também registrou progresso notável junto ao eleitorado evangélico nessa pesquisa, um grupo que majoritariamente apoiou Bolsonaro no último pleito presidencial. Pela primeira vez desde o início da série histórica da Quaest, a avaliação positiva de Lula ultrapassou numericamente a avaliação negativa dentro desse segmento religioso, com uma proporção de 50% de aprovação contra 46% de desaprovação. Contudo, ainda está distante da média nacional de 60%. No caso dos eleitores com níveis mais elevados de escolaridade, a aprovação de Lula cresceu de 45% para 53%. 

Alvo de tensão no início do governo, a relação de Lula com o Congresso mudou aos olhos da opinião pública. Em junho, a maioria da população (51%) dizia que o petista estava tendo mais dificuldade para conseguir o apoio dos parlamentares se comparado com seu antecessor, Jair Bolsonaro. Hoje, em meio a uma iminente reforma ministerial que mira a governabilidade na Câmara e Senado, 43% dizem que o petista está tendo mais facilidade do que o ex-mandatário. 

A pesquisa Genial/Quaest foi a campo entre os dias 10 e 14 de agosto e realizou 2.029 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é estimada em 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

(Com informações do O Globo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES