Lula e Biden se reúnem e lançam parceria em defesa de trabalhadores

Presidentes brasileiro e norte-americano lançam plano pró-trabalhadores nesta quarta-feira (20), em Nova York

Lula e Biden se reúnem e lançam parceria em defesa de trabalhadores | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em Nova York. Após essa segunda reunião entre os presidentes neste ano, eles anunciaram o lançamento da "Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras". 

A iniciativa visa a colaboração mútua para aprofundar o diálogo sobre o aprimoramento das condições laborais. Durante sua declaração ao lado do presidente dos Estados Unidos, Lula enfatizou a importância de os EUA e o Brasil agirem como "amigos", buscando um objetivo comum. 

"Espero que a relação Estados Unidos e Brasil seja aperfeiçoada e que a gente se trate e se comporte como amigos em busca de um objetivo comum: desenvolvimento e melhoria de vida do povo", disse. 

Lula viajou a Nova York para participar das discussões entre líderes de Estado e governo na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Além de proferir seu discurso perante o plenário da ONU, ele aproveitou a visita para encontrar-se com outros líderes políticos e lançar a parceria com os EUA.

Lula e o presidente norte-americano, Joe Biden, em reunião em Nova York — Foto: EBC/Reprodução 

Junto a Biden, que venceu o então presidente Donald Trump nas eleições de 2020, Lula destacou que a "negação política" representa uma ameaça à democracia e tem propiciado o surgimento de grupos extremistas em diversas partes do mundo.

"A democracia cada vez se corre mais perigo porque a negação da política tem feito com que setores extremistas tentem ocupar o espaço, em função da negação política. Isso já aconteceu no Brasil, está acontecendo na Argentina e está acontecendo em vários outros países", afirmou. 

De acordo com informações do governo brasileiro, há a intenção de Brasil e Estados Unidos trabalharem em conjunto para estimular a criação de empregos com garantias de direitos trabalhistas e para proteger os profissionais que atuam por meio de plataformas digitais, como os que realizam transporte de passageiros e entregas de refeições.

O governo brasileiro informou que a parceria com os EUA tem os seguintes objetivos: Ampliar o conhecimento sobre direitos trabalhistas; Garantir que a transição energética ofereça empregos que não sejam precários; Aumentar a importância dos trabalhadores em organismos como G20 e nas conferências do clima (COP 28 e COP 30); Apoiar e coordenar programas de cooperação técnica relacionados ao trabalho; Capacitar trabalhadores e proteger direitos de quem trabalha por meio de plataformas digitais; Buscar parceiros do setor privado para criar empregos dignos nas principais cadeias de produção, combater a discriminação e promover a diversidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES