Lula embarca para a Bélgica para discutir cooperação com europeus

Ao todo, cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro

Lula embarca para a Bélgica para discutir cooperação com europeus | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva partirá nesta noite de sábado, 15 de julho, com destino a Bruxelas, na Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e da União Europeia. O embarque está programado para as 22h, na Base Aérea de Brasília, com uma parada técnica para reabastecimento no Aeroporto Internacional do Recife. Seguindo a agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, a chegada à capital belga está prevista para as 16h10, horário local (11h10 pelo horário de Brasília).

Estima-se a presença de aproximadamente 60 líderes estrangeiros dos países membros dos blocos na cúpula, que será realizada oficialmente nos dias 17 e 18. A delegação brasileira apresentará propostas para promover a cooperação mútua nas áreas ambiental, energética, defesa, bem como no combate à fome e aos crimes transnacionais. 

Embora não seja um dos temas centrais da 3ª Cúpula da Celac-União Europeia, as negociações para a conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do Mercosul e da União Europeia podem ser abordadas durante as discussões. O Mercosul é composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. 

De acordo com o Itamaraty, Lula levará consigo no evento a posição do Brasil em relação às recentes exigências da União Europeia para a aprovação da assinatura do tratado. Essas demandas incluem a previsão de sanções, como multas, em caso de descumprimento de obrigações ambientais, entre outras questões. 

AGENDA

Embora ainda sujeita a ajustes, a agenda do presidente Lula inclui uma série de reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus. O chefe de Estado brasileiro terá a oportunidade de se encontrar com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Além disso, compromissos com representantes da Áustria e da Suécia já foram confirmados.

No dia 17 (segunda-feira), Lula participará do Fórum Empresarial União Europeia - América Latina pela manhã. À tarde, ocorrerá a sessão de abertura da CELAC. No dia seguinte, acontecerá a Cúpula da CELAC-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira, dia 19.

(Com informações da Agência Brasil)

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES