Lula fala em 'conivência' para fuga inédita no país em presídio de Mossoró

Presidente afirmou que apuração da Polícia Federal mostrará se houve participação de pessoas do sistema penitenciário na fuga

Lula fala em 'conivência' para fuga inédita no país em presídio de Mossoró | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante uma coletiva de imprensa na Etiópia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou a necessidade de investigar se houve conivência na fuga dos dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Ele destacou a importância de esclarecer como os detentos conseguiram escapar por meio de um buraco sem serem detectados.

"A primeira pessoa que disse que estaria fazendo uma sindicância para apurar se houve participação de alguém que trabalhava no presídio foi o ministro Lewandowski e, por isso, estamos à procura dos presos e esperamos encontrá-los. Queremos saber como esses cidadãos cavaram buraco e ninguém viu. Só faltaram contratar escavadeira", disse Lula.

"Não quero acusar, mas teoricamente parece que teve conivência de alguém do sistema lá dentro, mas não posso acusar ninguém, sou obrigado a acreditar que uma investigação que está sendo feita pela polícia local e a Polícia Federal nos indique amanhã ou depois de amanhã o que aconteceu no presídio de Mossoró. É a primeira vez que foge alguém desses presídios. Isso significa que pode ter havido relaxamento e precisamos saber de quem", finalizou o presidente.

Os indivíduos que conseguiram fugir foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, 36 anos, conhecido como Tatu, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como Deisinho. Originários do Acre, estavam detidos na Penitenciária Federal de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.

Na sexta-feira à noite, os dois detentos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na semana anterior, fizeram uma família de refém. Felizmente, não houve registro de violência durante o incidente. A dupla chegou até a residência pelo matagal por volta das 19h30 de sexta-feira e partiu por volta das 0h30 de sábado. Durante o tempo em que estiveram na casa, eles solicitaram comida e um celular.

Em julho de 2023, a dupla esteve envolvida em uma rebelião violenta em um presídio de segurança máxima em Rio Branco. Durante o motim, ocorreu o roubo de armas e vários policiais penais, reféns e cinco pessoas foram feridas, incluindo três vítimas que foram decapitadas.

Após esse incidente, os dois detentos foram transferidos para a Penitenciária Federal de Mossoró (RN), que foi estabelecida com o propósito de isolar líderes de facções criminosas do restante da população carcerária. Antes da fuga, Rogério e Deibson Cabral Nascimento estavam alojados em celas individuais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES