Lula faz despedida emocionada a Fernández e manda recado a Milei

Lula afirmou estar triste com a despedida de Fernández, a quem classificou de “homem de bem, honesto e digno”

Lula faz despedida emocionada a Fernández e manda recado a Milei | Foto: Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), despediu-se do seu homólogo argentino, Alberto Fernández, em um discurso emocional durante a abertura da reunião de líderes do Mercosul. O peronista argentino está prestes a deixar o cargo no próximo domingo (10).

No início de sua fala, o líder executivo brasileiro destacou a amizade com o presidente argentino, ressaltando a histórica relação positiva entre Brasil e Argentina, mesmo em momentos em que ambos disputavam afinidades com os Estados Unidos.

"Mesmo quando o [Carlos] Menem era presidente, e ele e o Fernando Henrique [Cardoso] disputavam entre si quem tinha maior amizade com os EUA, a relação do Brasil sempre foi boa com a Argentina", disse Lula.

A fala é um recado indireto ao presidente eleito da Argentina, Javier Milei, não citado nominalmente no discurso, que toma posse neste domingo (10). Ao longo da campanha à Casa Rosada, o novo chefe do Executivo argentino, que se define como um anarcocapitalista, fez críticas ao brasileiro, classificando-o como corrupto e comunista. Lula, por sua vez, também falou que a democracia na Argentina estava em risco.

No discurso que fez aos demais presidentes do Mercosul, Lula afirmou estar triste com a despedida de Fernández, a quem classificou de "homem de bem, honesto e digno".

"Temos uma relação de amizade muito importante. Nunca esqueço o gesto do companheiro Alberto Fernández indo me visitar na sede da Polícia Federal em 2018 [a visita do argentino, então candidato à Presidência, ocorreu, na verdade, em 2019]. Esse gesto eu nunca vou esquecer e guardarei pelo resto das nossas vidas", disse o brasileiro.

O petista lamentou também a crise econômica na Argentina, que foi crucial para a derrota do candidato governista, o ministro da Economia, Sergio Massa, na disputa contra Milei. "Lamentavelmente, acho que você [Fernández] merecia melhor sorte. A economia poderia ter tido melhor sorte. Mas, infelizmente, aconteceu o infortúnio da pandemia e da seca, que muita gente aqui foi prejudicada."

(Com informações da FolhaPress - Camila Zarur e Italo Nogueira)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES