Lula indica advogada Daniela Teixeira para vaga de ministra aberta no STJ

Advogada passará por sabatina no Senado, após aprovação, será nomeada pelo presidente da República, ocupando a vaga aberta na Corte destinada a membro da OAB

Daniela Teixeira é advogada indicada por Lula para vaga no STJ | DIvulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a advogada Daniela Teixeira para a vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta terça-feira (29). Ela agora passará por sabatina no Senado Federal e, após aprovação, será nomeada pelo presidente da República, ocupando a vaga aberta na Corte destinada a membro da advocacia.

Daniela encabeçou uma lista sêxtupla que também era composta pelos advogados Luís Cláudio Chaves, Luiz Cláudio Allemand , Otávio Rodrigues, André Godinho e Márcio Fernandes.Ela é a única representante do Distrito Federal entre os muitos indicados para vagas abertas no STJ.  

Logo após a indicação, que já era dada como certa, a primeira-dama Janja comentou, em seu perfil no Twitter, a indicação da advogada. "Muito contente com a indicação da advogada Daniela Teixeira para o STJ. Como tenho dito com frequência, é extremamente importante que mulheres ocupem cada vez mais espaços de decisão e poder. Parabéns, Daniela!", escreveu. 

Quem é Daniela Teixeira, indicada por Lula para vaga no STJ?

Daniela Teixeira é natural de Brasília/DF e tem 51 anos, dos quais 27 foram dedicados à advocacia. Formada pela Universidade de Brasília - UnB em 1996, possui pós-graduação em Direito Econômico e das Empresas pela FGV - Fundação Getúlio Vargas (1998) e mestrado profissional em Constituição e Sociedade pelo IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público (2020).

Foi conselheira Federal da OAB, pelo Distrito Federal, nas gestões 2010/12 e 2019/21. Ainda na Ordem, foi diretora secretária-geral da OAB/DF de 2013/15 e vice-presidente de 2016/18. Também integrou comissões de juristas da Câmara dos Deputados, participou da elaboração do anteprojeto da nova lei de improbidade, da nova lei do Estado Democrático de Direito e da nova lei de lavagem de dinheiro.

A advogada é autora da lei 13.363/16, que concede direitos às advogadas grávidas, adotantes e lactantes, como suspensão de prazos e preferência em audiências. A lei foi denominada com o nome de sua filha: Lei Julia Matos, cuja história foi a inspiração para o projeto de lei. Em 2019, Daniela Teixeira foi indicada pelo STF, por unanimidade, para compor o TSE na categoria jurista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES