Lula lança Programa Brasil sem Fome e apresenta obras do novo PAC em Teresina

Em entrevista ao meionorte.com, o presidente Lula detalhou os projetos ancorados pelo novo PAC no Piauí.

Evento acontece no Centro de Convenções de Teresina | David Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 13h20

Lula se pronunciou ao público e se dirigiu ao governador do Piauí para expor suas projeções e planos para o futuro do país. Além disso, abordou, de forma crítica, a questão da fome persistente, da negligência e do desmonte que a educação sofreu durante o governo Bolsonaro.

"Rafael, você pode ter certeza que a gente vai continuar investindo na educação e em escolas de tempo integral. Se prepare porque esse país vai crescer, esse país não vai andar enjaulado do mundo. Não tem nenhuma explicação o Brasil ter fome, ter gente dormindo na rua, ter criança sem assistência médica, não tem. Existe responsabilidade! Responsabilidade de quem governa este país. Portanto, companheiros e companheiras, o meu agradecimento pelo carinho e pelos votos de vocês me deram", assegurou.

Lula ao lado de Rafael Fonteles | Foto: David Carvalho

Rafael Fonteles (PT), governador do Estado, usou seu discurso para falar sobre a potência do Piauí na produção de energia verde, além de pincelar pontos acerca da industrialização da região nordestina, destacando a necessidade da transição e do consumo em massa de energia renovável.

"A industrialização do nordeste brasileiro ocorre de maneira muito pontual. Nós temos uma oportunidade única nessa transição energética que o mundo passa. E pelas condições naturais da região, em especial do Piauí, temos uma industrialização de verdade, porque a usina solar e a usina eólica são excepcionais e geram empregos no setor da construção. O Piauí já produz quatro vezes a energia de consumo. A matriz do estado é 100 % limpa, mas nós queremos usar essa energia para industrializar produtos aqui também", disse.

Governador Rafael Fonteles | Foto: David Carvalho

O governador falou, ainda, sobre os desafios promovidos pelo embate entre Constituição e carga tributária, e a nova aposta de sua gestão para contornar esse desafio.

"Nós temos uma constituição que garante direitos sociais, mas temos um limitador que é a carga tributária, que é o dinheiro que tiramos da sociedade para fazer investimentos nela, a fim de combater a desigualdade social. Então a conta, às vezes, não fecha, por isso nossa grande aposta, aqui no Piauí, é na transformação digital, é em digitalizar os serviços públicos e ampliar a conectividade", explicou.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), aproveitou a oportunidade para direcionar um recado à classe operária do país, garantindo seu compromisso em manter o Bolsa Família a quem necessita, mesmo quando inserido no mercado de trabalho.

Representação dos trabalhadores e representação empresarial, no compromisso do trabalho decente, e mais do que isso, integrado com o Cadastro Único, em que a gente protege os trabalhadores, porque não precisa mais ter medo de perder o Bolsa Família ao assinar a carteira de trabalho. Isso porque, agora, o critério único do programa é a renda, e a gente atualiza todos os meses. Assim, dependendo da renda, [o trabalhador] assina a carteira, recebe Bolsa Família e recebe a renda, assegurou.

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias - Foto: David Carvalho

Durante o discurso, o público presente gritou: "fica, índio!", em alusão e apoio a permanência de Wellington Dias na pasta do Desenvolvimento Social. Pasta essa que, no últimos dias, correu risco de ser fragmentada para acomodar o deputado André Fufuca (PP-MA), no movimento de Lula em receber os novos partidos aliados do governo para a Esplanada dos Ministérios.

Em entrevista ao meionorte, o presidente já confirmou a permanência do ministro piauiense; com a defesa em prol do ex-governador do Piauí, Lula e Janja reagiram com aplausos.

Atualizado às 11h10

Tem início no Centro de Convenções de Teresina, o evento de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos prospectados de R$ 56,5 bilhões ao Piauí. No ato, Lula está acompanhado de autoridades nacionais e locais, a primeira dama Janja da Silva marca presença na agenda em solo piauiense. A presença dela era uma dúvida do cerimonial.

Dentre as obras que fazem parte desse programa abrangente, destacam-se algumas de importância vital para o Piauí, como a duplicação da BR-343 entre Teresina e Altos, a Construção da BR-330 que liga a divisa com o Maranhão ao Entroncamento das PI's 392 e 397 em Ribeiro Gonçalves, além da Adutora de Jaicós, a Barragem Nova Algodões e moradias dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), desabafou sobre os cortes e o enfraquecimento que a instituição sofreu durante o governo Bolsonaro e expôs a mudança de paradigma com a virada de chefias na Presidência da República.

A Caixa, como todo patrimônio público brasileiro, foi desmantelada no último período. Nós temos um equipamento tecnológico muito aquém daquilo que é necessário, que não houve investimento. O banco sofreu com um processo de atendimento ruim para os clientes, para a população que carece do seu serviço, e seus empregados passaram por uma cultura profunda de assédio", revelou. "Nossa missão também é reconstruir a instituição, e o banco, em apenas oito meses de governo Lula, recriou a sala de estados e municípios, com o objetivo de aproximar o órgão das demais sociais", completou.

Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal - Foto: David Carvalho

APPM pede auxílio financeiro em carta que será entregue a Lula

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, vai entregar nesta quinta-feira (31) a 'Carta do Piauí' ao presidente Lula, que chegou ao estado para participar de dois eventos em Teresina. A carta foi assinada pelos gestores das 224 cidades piauienses e propõe a concessão de um Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) para minimizar as perdas acumuladas pelas prefeituras.

CLIQUE AQUI PARA LER O DOCUMENTO COMPLETO 

O documento revela que pelo menos 80% dos municípios piauienses enfrentam dificuldades devido à queda de até 30% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Atrasos salariais e interrupções em serviços básicos, como coleta de lixo, são previstos.

Lula lança Programa Brasil sem Fome e apresenta obras do novo PAC em Teresina

O  presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Piauí nesta quinta-feira (31), para o lançamento nacional do programa Brasil sem Fome. Lula apresentará, ainda, as obras que serão realizadas no estado por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo Governo Federal no dia 11 de agosto.

Em  entrevista  ao  meionorte.com,  o  presidente  Lula  detalhou  os projetos  ancorados  pelo novo  PAC  no  Piauí,  especialmente no que se refere às obras de infraestrutura, entre  as  quais  estão  as relacionadas  ao  Intermodal  do  Vale  do  Parnaíba, que é considerado imprescindível para o escoamento  da  produção  agropecuária do Estado, que já avança ano após ano.

Presidente desembarca em Teresina para eventos nesta quinta-feira (31) - Foto: Divulgação

“O Intermodal do Vale do Parnaíba é uma obra importante para o escoamento da produção e para o desenvolvimento econômico no estado. Estamos cientes de que essa obra integra as prioridades do governo e, por isso, foi contemplada no Novo PAC, com recursos para apoiar o estudo de viabilidade técnica que será realizado pelo estado”, sinalizou o líder da República.

O evento de apresentação do Programa Brasil Sem Fome contará com a presença de representantes dos 24 ministérios que compõem a Câmara Interministerial  de  Segurança Alimentar  e  Nutricional (CAISAN). Entre eles, estão os  Ministérios  da  Cultura, Educação, Fazenda, Agri-cultura  e  Pecuária, Saúde, Cidades  e  Mulheres.  

Embora todos os 24 ministérios enviem representantes para o evento, é válido observar que nem todos os titulares das pastas estarão presentes. O Plano Brasil Sem Fome engloba uma rede de 80 ações e programado Governo  Federal, abrangendo mais de 100 metas organizadas em três eixos principais.

Eleuza Dias, militante do PT, cobrando o Ministério do Namoro - Foto: Francy Teixeira

Antes de Lula discursar para o público, o secretário de Governo do Estado do Piauí, advogado Marcelo Noleto, afirmou que o novo PAC direciona R$ 57 bilhões para o Piauí até 2026, a fim de destravar obras de infraestrutura importantes, como rodovias, BR's e duplicações, além de obras hídricas, retomada do programa “Minha Casa, Minha Vida” e outras construções planejadas pelo governo piauiense.

Washington Bonfim, secretário de planejamento do Governo do Estado, afirmou que o novo PAC “deve impactar positivamente naquilo que foi demandado pela gestão estadual”. “Foi basicamente tudo atendido - a inserção do intermodal do Vale do Parnaíba e as obras de recursos e de segurança hídrica; todo o arcabouço de obras relacionadas à educação, cidades, transporte e energias renováveis”, relatou. “Então é um pacote importante de obras que vai movimentar a economia do Piauí”, continuou.

Secretário Washington Bonfim - Foto: Fábio Carvalho

Quando questionado sobre a aplicação dos recursos oriundos do novo PAC na saúde piauiense, Antônio Luiz, secretário da saúde, declarou que a verba será usada para acelerar o plano de expansão elaborado pelas secretarias da gestão Rafael Fonteles (PT).

“Esse dinheiro vem em boa hora, pois todos os estados precisam de financiamento na área da saúde, e nós temos o plano de expansão planejado para promover as melhorias no nosso. Com o PAC, podemos fazer reformas e construções em Parnaíba, Floriano, Picos e Corrente”, declarou. “Temos que construir uma UTI em Corrente pela longa distância que a população de lá precisa percorrer para ser atendida em Teresina ou em Floriano, por isso a cidade merece uma UTI para melhor atendimento”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES