FPM: documento da mobilização da Alepi e APPM será entregue ao presidente Lula

Presidente da Alepi garantiu debate desta quarta-feira terá documento final de reivindicação

FPM: documento da mobilização da Alepi e APPM será entregue ao presidente Lula | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um documento será extraído da mobilização dos prefeitos do Piauí e entregue ao presidente Lula na quinta-feira (31) durante sua visita ao Piauí. Quem garantiu foi o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), durante a sessão ordinária desta terça-feira (29). Os prefeitos e deputados estarão reunidos amanhã (30) para discutir a queda do Fundo de Participação dos Municípios.

A Associação de Prefeitos do Piauí (APPM) realizará ato simbólico em protesto a queda do repasse, em frente ao Palácio Petrônio Portela e logo depois será realizado debate no Cine Teatro da Alepi. "Vamos elaborar um documento junto com os prefeitos após o debate e este documento será entregue ao presidente Lula durante sua visita ao Piauí", afirmou o presidente. Durante a sessão, Franzé Silva reforçou o convite a participação de todos.

A queda de 50% no repasse FPM motivou protesto. Os prefeitos serão recebidos pelos deputados e deputadas estaduais para discutir o assunto. A partir de 30 de agosto, a previsão é que os municípios recebam 50% a menos do valor que era repassado no mesmo período, no ano passado.

A mobilização conta com apoio de associações de municípios de outras regiões do nordeste. Essa paralisação visa chamar a atenção do governo federal para a difícil situação que os municípios enfrentam. O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade, que lidera a Associação Piauiense de Municípios (APPM) está à frente desse movimento.

O ato de solidariedade aos prefeitos foi articulado com o presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), mas irá contar com a participação dos demais deputados que se mostraram sensíveis à situação das prefeituras com a queda do fundo. Essas reduções causam grande prejuízo aos municípios e quem sofre é a população, que passa a ter dificuldades de acesso a serviços públicos, como na área de saúde. Vamos, portanto, realizar esse ato de apoio aos municípios e defesa do aumento dos repasses”, explica o presidente do legislativo estadual.

Segundo o deputado Dr. Gil Carlos (PT), que já foi presidente da APPM, a situação dos municípios se mostra cada vez mais preocupante com a redução do recurso que é fundamental para a gestão das cidades, uma vez que 90% dos municípios do Piauí dependem desse repasse para manter os serviços públicos em bom funcionamento. Outro ponto para o qual o deputado chama atenção é o impacto da Reforma Tributária para o repasse do FPM. Segundo Dr. Gil Carlos, a Confederação Nacional dos Municípios foi favorável à reforma tributária, no entanto, durante a votação em Plenário, foram feitas mudanças que prejudicaram as prefeituras.

“A reforma tributária passou aumentando a cota, aumentando o peso da população para 85%, trazendo sérios prejuízos para os pequenos municípios, aqueles que estão se mostrando mais cuidadosos, mais zelosos, alcançados os melhores resultados na prestação de serviços essenciais como saúde e educação”, criticou Dr. Gil Carlos. Os deputados da oposição, Gustavo Neiva e Aldo Gil, ambos do Progressistas, também levaram o tema à tribuna da Assembleia, questionando a falta de transparência do Governo Federal em informar os motivos pelos quais ocorreram quedas tão bruscas de repasse para as prefeituras.

(Com informações da Alepi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES