Lula sanciona com vetos lei que agiliza registro de agrotóxicos no Brasil

Após 24 anos em tramitação no Congresso Nacional, o texto foi aprovado pelo Senado em novembro e, posteriormente, sancionado

Lula sanciona lei que trata de agrotóxicos, com vetos | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou um projeto de lei que agiliza o registro de agrotóxicos no Brasil, com alguns vetos. Após 24 anos em tramitação no Congresso Nacional, o texto foi aprovado pelo Senado em novembro e, posteriormente, foi publicado no Diário Oficial da União em 28 de dezembro.

O relator da proposta no Senado, Fabiano Contarato (PT-ES), buscou um equilíbrio entre as demandas do setor agrícola e as perspectivas mais progressistas do governo Lula. Isso envolveu negociações com a bancada do agronegócio e resultou na rejeição de algumas alterações propostas pelos deputados, incluindo a autorização automática temporária para novos agrotóxicos.

O presidente Lula vetou 14 partes do texto aprovado pelo Congresso. Entre esses vetos estão dispositivos que designavam exclusivamente ao Ministério da Agricultura a coordenação das reanálises de riscos de agrotóxicos, retirando essa função do Ibama e da Anvisa, e que concediam ao Ministério da Agricultura o poder exclusivo de avaliar tecnicamente alterações nos registros de agrotóxicos.

Além disso, o presidente vetou a criação da Taxa de Avaliação e Registro de novos produtos, argumentando falta de base de cálculo e alíquota para o imposto. Os vetos agora serão analisados pelo Congresso.

A proposta aprovada estabelece prazos mais curtos para concessão e reavaliação de registros de agrotóxicos. Segundo o texto, esses produtos só podem ser pesquisados, produzidos, exportados, importados, comercializados e utilizados se previamente autorizados ou registrados em órgão federal.

O Ministério da Agricultura será responsável pelo registro de agrotóxicos, enquanto o Ministério do Meio Ambiente coordenará o registro de produtos de controle ambiental, e o Ministério da Saúde apoiará tecnicamente os procedimentos. Houve uma mudança significativa na proposta em relação à participação dos órgãos no processo, com a proposta original sugerindo a centralização no Ministério da Agricultura.

A lei sancionada também estabelece a obrigatoriedade da avaliação dos riscos dos produtos, considerando fatores econômicos, sociais e os impactos na saúde humana e no meio ambiente. Produtos classificados como risco "inaceitável" serão impedidos de obter registro. O processo de registro de novos produtos deverá ser concluído em até 24 meses, enquanto agrotóxicos com fórmulas idênticas a outros já aprovados terão um prazo reduzido de 60 dias. Atualmente, a obtenção do registro para uso e comercialização no Brasil pode levar até cinco anos, de acordo com setores do agronegócio.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES