Lula sanciona lei que autoriza terapia com ozônio, alvo de polêmica

Procedimento só poderá ser realizado por profissionais inscritos em conselhos de fiscalização e com equipamentos regularizados pela Anvisa

Lula sanciona lei que autoriza terapia com ozônio, alvo de polêmica | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula, promulgou a lei que legaliza a terapia com ozônio em todo o território brasileiro. A publicação do texto ocorreu na edição desta segunda-feira (7) do Diário Oficial da União. A chamada "ozonioterapia" foi envolta em polêmicas durante a pandemia de Covid-19, principalmente devido à falta de comprovação científica de sua eficácia contra o coronavírus. 

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), chegou a recomendar a técnica, apesar das controvérsias e da ausência de evidências que sustentassem sua efetividade no combate ao vírus. 

Este tipo de terapia, conhecida como "ozonioterapia", envolve a aplicação direta de uma mistura de oxigênio e ozônio na pele ou no sangue do paciente, com o propósito de combater infecções ou melhorar a oxigenação dos tecidos. Pela lei, a ozonioterapia fica autorizada como procedimento de caráter complementar, nas seguintes condições:

  • sendo realizada por profissional de saúde com nível superior e inscrito no conselho de fiscalização;
  • sendo aplicada por equipamento de produção de ozônio medicinal regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A lei determina ainda que o paciente seja informado do caráter complementar do tratamento. 

Em julho, o Senado aprovou a lei que autoriza a ozonioterapia. No entanto, apenas cinco dias após a aprovação, a Academia Nacional de Medicina (ANM) emitiu uma carta aberta ao presidente Lula, solicitando o veto ao projeto. A ANM declarou que não havia conhecimento de trabalhos científicos que comprovassem a eficácia da terapia com ozônio em qualquer circunstância. Além disso, o órgão alertou sobre os possíveis riscos à saúde associados à prática.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES