Lula se reúne com Lira para 'apagar incêndio' e terá encontro com líderes

Com algumas derrotas dolorosas para o Governo Federal, o petista tem ingressado com mais veemência no diálogo com a Câmara, para evitar mais problemas à gestão.

Lula e Lira em reunião no início do mandato do petista | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio a uma crise na articulação política com a Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta segunda-feira, 05 de junho, com o presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas), tentando reestabelecer a harmonia na relação. Com algumas derrotas dolorosas para o Governo Federal, o petista tem ingressado com mais veemência no diálogo com a Câmara, para evitar mais problemas à gestão.

O encontro entre os dois no Palácio do Alvorada durou cerca de uma hora. Em entrevista ao canal da tv paga CNN Brasil, Lira mostrou otimismo quanto a um avanço na articulação governista com o Congresso Nacional. 

Leia Mais

“O governo precisa se mobilizar, a articulação precisa estar mais atenta e eu penso que dentre todas essas articulações o governo vai, a partir de hoje, com a participação do presidente Lula, ter uma participação mais efetiva na construção dessa base mais sólida”, disse ao canal.

Diante da pressão para consolidar uma base na Casa, problema que não se vê com a mesma gravidade no Senado, Lula tem uma reunião marcada com os líderes das bancadas para o final da tarde desta segunda-feira, 05 de junho, na ocasião, a expectativa é que Lula se comprometa com os parlamentares por espaços na administração e liberação de emendas, que são tão 'caras' aos deputados, especialmente para o fortalecimento nas suas bases eleitorais.

 Lira apoiou Bolsonaro na eleição passada

Lira apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição do ano passado e é muito ligado a ex-ministros da gestão anterior, como o senador Ciro Nogueira, porém, vem adotando uma postura de independência em relação ao Governo Lula, foi reeleito para presidir o Legislativo, inclusive, com o apoio dos deputados da base governistas. Porém, em todos os projetos de maior interesse do Executivo se vê pontos de tensão quanto a aprovação e a necessidade de uma articulação pela consecução dos votos necessários. 

A expectativa é que os próximos dias sejam cruciais para definir se a instabilidade na relação será mantida, ou se Lula conseguirá restabelecer uma relação promissora com o Legislativo. O fato é que o atual Governo está bem distante de ter uma base sólida no Congresso Nacional, e segue emperrando em dificuldades de cunho ideológico, numa nação ainda polarizada e com deputados mais alinhados à direita/extrema-direita do que ao centro/esquerda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES