Lula deve se reunir com Macron em Paris no final de junho, diz Planalto

Segundo a assessoria presidencial do Planalto, à AFP, a visita deve ocorrer nos dias 22 e 23 de junho.

Lula deve viajar a Paris no final de junho para reunião com Macron | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem agenda programada para viagem a Paris no fim deste mês de junho, onde deve se encontrar com o presidente francês, Emmanuel Macron. Segundo a assessoria presidencial do Planalto, à AFP, a visita deve ocorrer nos dias 22 e 23 de junho. Um dia antes, o presidente também deve ter um encontro com Papa Francisco no Vaticano.

Lula e Macron se encontraram recentemente na cúpula do G7, realizada em Hiroshima, no mês de maio. Na ocasião, conversaram sobre a cooperação bilateral em defesa e a ampliação de intercâmbios “no campo cultural”, além da guerra da Rússia na Ucrânia.

Durante o evento da cúpula, o presidente Lula alertou os líderes mundiais, entre eles Macron, sobre o risco da pressão contra o russo Vladimir Putin. Para ele, o isolamento total do Kremlin poderia colocar o mundo, novamente, sob risco de armas nucleares. 

Nesta semana, Lula conversou por telefone com o Papa Francisco, Em um tweet, o presidente mencionou que também abordou com o pontífice a questão do conflito entre Ucrânia e Rússia. “Conversei agora há pouco por telefone com o Papa Francisco. Cumprimentei o Papa pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e no combate à pobreza. Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso país nos últimos anos. Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil", disse o presidente.

Desde que assumiu a presidência, no início do ano, Lula tem retomado relações institucionais com outros países do mundo. O mais recente foi o encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e outros líderes sul-americanos presentes em fórum realizado, em Brasília, onde discutiram a necessidade de fortalecer os laços entre países da América do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES