Lula viajará à Índia nesta semana para assumir o comando do G20

Durante sua estadia, ele planeja promover uma campanha voltada para a redução da desigualdade e a proteção da Amazônia

Lula viajará à Índia nesta semana para assumir o comando do G20 | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, partirá rumo a Nova Délhi, na Índia, onde realizará um gesto simbólico de liderança no G20. Durante sua estadia, ele planeja promover uma campanha voltada para a redução da desigualdade, a proteção da Amazônia, a busca pelo fim do conflito na Ucrânia e a promoção de reformas na governança global.

"Irei para Índia, no encontro do G20, um encontro importante para o Brasil. Eu vou lá para discutir uma coisa que me incomoda: a desigualdade. Desigualdade de gênero, racial, no acesso à saúde e à educação. É preciso que esse mundo seja mais justo", afirmou o mandatário no Twitter.

O cargo atual de liderança no G20 é ocupado pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e ele tem a intenção de passar simbolicamente a presidência para Lula em 10 de setembro. Contudo, o Brasil efetivamente assumirá a presidência do G20 somente em 1º de dezembro deste ano, permanecendo no cargo até 30 de novembro de 2024. 

O Brasil assumirá a presidência do G20 pela primeira vez, e a cúpula de líderes no próximo ano está programada para ocorrer no Rio de Janeiro, em novembro. O G20 é amplamente reconhecido como um dos principais fóruns de cooperação econômica global, reunindo 19 grandes economias e a União Europeia. Durante a cúpula em Nova Délhi, que terá início no próximo sábado (9), Luiz Inácio Lula da Silva participará de três reuniões de trabalho com outros líderes e também está prevista a realização de encontros bilaterais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES