Marcelo Castro quer apresentar relatório do Código Eleitoral na próxima semana

Senador propõe acabar a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República, com mandatos de cinco anos para todos os cargos

Senador Marcelo Castro | Geraldo Magela/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) anunciou, nesta quinta-feira, 29, planos de entregar o relatório do novo Código Eleitoral à Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) na próxima semana. Após uma reunião de líderes no Senado, Castro detalhou as mudanças propostas no PLP 112/2021, aprovado anteriormente pela Câmara. O novo código, com quase 900 artigos, visa consolidar sete leis eleitorais e partidárias em um único documento, simplificando a legislação eleitoral do Brasil.

Quais os principais pontos?

Principais pontos abordados incluem a padronização dos prazos de inelegibilidade, simplificação das regras de desincompatibilização de candidatos, e introdução de uma "quarentena" de quatro anos para juízes, promotores, policiais e militares que desejam entrar na política. Além disso, o senador propõe mudanças nas regras de sobras eleitorais e prestação de contas, facilitando os processos para candidatos com menor movimentação financeira.

Propostas 

Castro também apresentará três Propostas de Emenda à Constituição (PECs) visando eliminar a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República, com mandatos de cinco anos para todos os cargos, exceto senadores, que teriam dez anos. Uma das PECs não prevê a coincidência de eleições, enquanto as outras duas propõem eleições gerais e municipais simultâneas, com diferentes abordagens para transição.

O novo Código Eleitoral e as PECs associadas visam modernizar e simplificar o sistema eleitoral brasileiro, eliminando discrepâncias e tornando a legislação mais clara e justa para todos os envolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES