Médico de Bolsonaro descarta cirurgia delicada após ver quadro do ex-presidente

O ex-mandatário foi submetido a cirurgias para corrigir hérnia de hiato e desvio de septo em São Paulo

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (12), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido a cirurgias para corrigir hérnia de hiato e desvio de septo no Hospital Vila Nova Star, localizado na zona sul de São Paulo.

Inicialmente, estava prevista uma terceira intervenção cirúrgica mais complexa, destinada a corrigir as alças intestinais, uma parte móvel do intestino. No entanto, o médico responsável pelo procedimento, Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, informou que essa intervenção foi descartada, uma vez que o ex-presidente apresenta "função intestinal adequada", sem obstruções e com funcionamento normal.

Leia Mais

O assessor do ex-presidente, Fabio Wajngarten, relatou que Bolsonaro foi encaminhado ao centro cirúrgico por volta das 5h e que os procedimentos cirúrgicos foram concluídos cerca de três horas depois, transcorrendo com tranquilidade.

A correção da hérnia de hiato teve como objetivo tratar questões como refluxo, soluços e tosse seca persistente. Já a cirurgia no septo nasal foi indicada para melhorar a condição respiratória de Bolsonaro.

Boletim médico

De acordo com informações do boletim divulgado por Wajngarten, o ex-presidente realizou uma endoscopia digestiva alta para tratar o refluxo, bem como procedimentos de septoplastia, turbinectomia e uvulopalatofaringoplastia. Não houve menção à cirurgia mais complexa que estava originalmente programada.

Cirurgias anteriores ou traumas podem causar aderências nas alças intestinais, o que dificulta o trânsito das fezes e pode resultar em obstrução ou lentidão. Vale destacar que a possibilidade de uma cirurgia nas alças intestinais estava relacionada ao ataque a faca que Bolsonaro sofreu em 2018 durante a campanha eleitoral.

Segundo informações de Macedo, Bolsonaro deve receber alta médica nesta quarta-feira (13) ou quinta-feira (14). Após deixar o hospital, está previsto que o ex-presidente seja recebido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e passe a noite no Palácio dos Bandeirantes.

A presença de Bolsonaro atraiu manifestantes em frente ao hospital, com manifestações a favor e contra o ex-presidente. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), também esteve presente na área externa do hospital, cumprimentando apoiadores e mostrando o ex-presidente por meio de videochamada.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES