Mensagens a Ibaneis reforçam necessidade de Guarda Nacional, diz Dino

Mensagens trocadas entre governador do DF e chefes de Poderes indicam que ele subestimou risco de ataques. Para Dino, presidentes do Congresso e do STF ficaram sem ter a quem recorrer.

dino | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta sexta-feira (10) que as mensagens trocadas entre chefes de Poderes e o governador afastado do Distrito FederalIbaneis Rocha (MDB), "reforçam a necessidade" de criação de uma Guarda Nacional.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, durante entrevista nesta segunda (9) — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Ibaneis foi acionado por autoridades alertando sobre riscos dos ataques golpistas e potencial de gravidade. O governador é responsável por comandar as forças de segurança locais, entre as quais, a Polícia Militar, que tem homens investigados por omissão.

Leia Mais

A criação da Guarda Nacional consta do pacote contra atos golpistas entregue por Dino a Lula no dia 26 de janeiro, e prevê reforço na segurança pública em prédios de órgãos públicos em Brasília.

A ideia é driblar eventuais omissões de policiais, como as que ocorreram no dia 8 de janeiro. Com isso, não seria somente a PM a responsável por proteger prédios públicos e o patrimônio nacional em Brasília.

Dino disse que as mensagens em que Ibaneis é cobrado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, "reforçam ideia da guarda nacional".

"Não podemos deixar dependendo de um governador, de uma autoridade local, porque, em qualquer situação, se há uma eventual omissão, todos os poderes ficam desprotegidos. As mensagens mostram que os Poderes não tinham meios eficazes para mudar a situação", avaliou o ministro da Justiça .

Ibaneis foi afastado do cargo por 90 dias após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele é investigado por suposta omissão na segurança do DF no dia dos ataques, quando vândalos depredaram as sedes dos três poderes da República.

'Não teremos problemas', disse Ibaneis a Pacheco na véspera dos ataques golpistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES