Merlong cobra explicações do MEC sobre dados do Enem e Censo Escolar

Para Merlong, o MEC está ocultando informações que são essenciais para as análises das distorções que existem dentro do sistema educacional

Merlong Solano | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Merlong Solano (PT) usou a tribuna da Câmara Federal nessa terça-feira (22) para denunciar a omissão de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 e do Censo Escolar da Educação Básica de 2021. Merlong destacou que o Ministério da Educação (MEC) “sumiu” com boa parte das informações do Censo sobre alunos e professores. O parlamentar assinou requerimento de informações ao MEC sobre a ocultação de dados e cobrou mais transparência nos indicadores da educação no país.

Leia Mais

Deputado Merlong Solano cobra informações do censo escolar e ENEM

“Apresentamos requerimento de informação questionando as razões para vetar a divulgação dos microdados, que até então eram públicos; saber se órgãos como Ministério Público e Controladoria Geral da União foram consultados sobre a necessidade de mudanças nas formas usuais de divulgação; e como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) – instituição responsável pela divulgação dos dados – vai assegurar que pesquisadores, sociedade civil e governos tenham informações sobre o impacto da pandemia na educação brasileira”, garantiu o parlamentar.

Para Merlong, o MEC está ocultando informações que são essenciais para as análises das distorções que existem dentro do sistema educacional, especialmente no que diz respeito à faixa etária, renda, raça, sexo, etc. “São muitos os aspectos que precisam ser analisados para sabermos o que está acontecendo na área da educação e nós estamos fiscalizando e vamos cobrar maior transparência possível desse governo das fake news e da censura. Não bastasse o apagão nos dados do Ministério da Saúde e o sigilo nos gastos com os cartões corporativos, agora temos apagão nos dados da educação", reclamou o petista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES