Michelle Bolsonaro defende o fim de cota para mulheres na política

Pela lei, os partidos precisam destinar a verba do fundo eleitoral na proporção das candidatas (nunca menos de 30%) e dos candidatos negros que lançar

Michelle Bolsonaro defende o fim de cota para mulheres na política | Isac Nóbrega/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro aproveitou um evento do PL Mulher, que dirige, para defender o fim da cota de 30% para mulheres, que estimula a participação de um gênero historicamente neglicenciado na cena política. "Queremos erradicar a cota dos 30%, queremos a mulher na política pelo seu potencial", disse Michelle, ovacionada por uma audiência de maioria feminina na Assembleia Legislativa de São Paulo, neste sábado (6).

Pela lei, os partidos precisam destinar a verba do fundo eleitoral na proporção das candidatas (nunca menos de 30%) e dos candidatos negros que lançar. Ao lado do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a presidente do PL Mulher se disse "muito feliz na primeira viagem de trabalho" no cargo partidário. "Escolhemos São Paulo, a terra do meu amor, que sempre nos recebeu de uma forma tão especial."

Após atacar a cota para candidaturas femininas, ela disse que sua missão é lutar para que "mais mulheres venham pra vida partidária" e afirmou: "O PL é um partido que cuida das mulheres". Disse ainda que "a mulher não vai entrar na política pelo poder, a mulher entra na política por uma causa". E elencou bandeiras que a sigla deve defender, da "defesa da vida desde a concepção" às liberdades religiosa e de expressão.

O evento serviu para empossar a deputada Rosana Valle no diretório paulista do PL Mulher, em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado. Michelle comanda a aba nacional. O casal Bolsonaro dividiu a mesa com outros quadros do partido, como seu presidente, Valdemar Costa Neto, e o senador Astronauta Marcos Pontes.

Forasteiro partidário era o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que cobiça apoio dos bolsonaristas na próxima eleição municipal. Por ora, os humores ideológicos pendem para o deputado Ricardo Salles (PL-SP), alternativa defendida publicamente pelo colega Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O ex-ministro do Meio Ambiente chegou depois e se juntou às autoridades no tablado.

A claque era sobretudo feminina, com parte do público vestida de rosa e balançando balões rosas e lilás. Esses ficaram numa parte de trás, assistindo aos discursos por um telão e engrossando o coro de "mito" quando Bolsonaro era citado. Michelle foi apresentada como mãe, esposa e defensora da inclusão.

(Ana Virginia Balloussier - Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES