Ministras vão à Roraima após ataques a tiros contra Yanomamis

Uma entrevista com o grupo interministerial está marcada para esta tarde. Na ocasião, mais informações a respeito do atentado serão fornecidas à público

Ministras Marina Silva e Sonia Guajajara | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajar, do Meio Ambiente, Marina Silva; e da Saúde, Nísia Trindade vão a Roraima nesta segunda-feira (1º) para avaliar a situação dos Yanomamis, depois que um ataque a tiros na Terra Indígena deixou um morto e dois feridos, no último sábado (29).

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, também integra a comitiva. Uma entrevista com o grupo interministerial está marcada para esta tarde. Na ocasião, mais informações a respeito do atentado serão fornecidas à público.

O ataque ocorreu na comunidade Uxiu, que fica na terra Yanomami, na tarde de sábado (29). O Ministério dos Povos Indígenas afirma que garimpeiros foram os responsáveis pelo ato criminoso.

Um indígena de 36 anos morreu enquanto era atendido em uma unidade de saúde. Outros dois indígenas, de 24 e 31 anos, foram atingidos com tiros no abdômen. Segundo o governo de Roraima, eles estão internados na capital, Boa Vista e seguem estáveis.

Investigação

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e pela Funai (Fundação Nacional do Índio). O Ministério da Justiça e Segurança Pública também se manifestou sobre o ocorrido, afirmando que está acompanhando o caso e trabalhando para garantir a segurança dos indígenas na região.

Maior território indígena do Brasil, a Terra Yanomami é alvo frequente de garimpeiros que exploram a floresta amazônica, causam conflitos armados e são os responsáveis pela grave crise humanitária que assola o território. Atualmente, o governo federal atua para levar saúde aos dezenas de indígenas doentes e também com ações de repressão que buscar tirar os garimpeiros da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES