Ministro afirma que acionará Justiça devido a falas racistas de deputado

Gustavo Gayer é acusado de racismo após disparar declarações discriminatórias em entrevista

Deputado do PL é acusado de prática de racismo | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, encaminhou um vídeo contendo "ofensas discriminatórias a brasileiros e africanos, bem como a autoridades da República" protagonizado pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) aos órgãos competentes, como o Ministério da Justiça, Polícia Federal (PF), Câmara dos Deputados e Procuradoria-Geral da República (PGR).

Almeida enfatizou que "a imunidade parlamentar é escudo para quem comete crimes". A deputada Duda Salabert (PDT-MG) anunciou em suas redes sociais que irá solicitar a cassação do mandato de Gayer no Conselho de Ética da Câmara.

Leia Mais

Durante uma entrevista ao podcast "3 Irmãos", o parlamentar disparou falas polêmicas, incluindo a alegação de que o Brasil está "emburrecido" e que as democracias não prosperam na África devido à suposta "capacidade cognitiva" da população.

Ataques

Em resposta a uma pergunta do apresentador Rodrigo Barbosa Arantes, que mencionou "macacos com QI [Quociente de Inteligência] de 90", Gayer concordou e afirmou que o QI na África é de 72. Ele prosseguiu dizendo que a democracia não funciona no continente africano devido à suposta escassez da capacidade cognitiva para distinguir o certo do errado.

Gayer argumentou que na África "quase todos os países são ditaduras" e afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao assumir o cargo Executivo, foi aplaudido por um povo "burro" que se preocupava apenas com churrasco e cerveja.

Quando questionado sobre a repercussão de suas declarações, o congressista optou pelo silêncio. No entanto, posteriormente, ele publicou um vídeo em suas redes sociais, com duração de sete minutos, alegando que sua fala havia sido descontextualizada e que estava se referindo à "desnutrição" na África. Ele acusou aqueles que o criticaram pelas declarações de serem os verdadeiros racistas.

Em relação à declaração de Silvio Almeida, Gayer afirmou que sente “vergonha por termos um ministro desonesto ao ponto de descontextualizar completamente um trecho de um vídeo e usar o Estado para perseguir alguém do outro lado do espectro político. Ele só serve para comprovar que QI baixo é o ambiente perfeito para prosperar ditaduras”.

Posicionamento do podcast

O podcast "3 Irmãos" emitiu uma nota afirmando que não se posiciona sobre as declarações subjetivas de seus convidados e ressaltou que, caso as expressões ultrapassem o campo da moralidade e pacificação, o responsável poderá ser responsabilizado pelos danos causados por suas palavras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES