Ministro Barroso exige explicações da Câmara sobre a PEC da Anistia

A PEC em questão propõe a remoção das sanções estabelecidas pela Emenda 117 de 2022, que foram aplicadas aos partidos políticos.

Minisro Luís Roberto Barroso | Roberto Jayme/Ascom TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, solicitou explicações à Câmara Federal sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 9 de 2023). Essa proposta busca anistiar multas aplicadas a partidos políticos que descumpriram regras da Justiça Eleitoral relacionadas às cotas raciais e de gênero. O pedido de esclarecimentos foi feito nesta quinta-feira, 18.

Barroso é relator de uma ação impetrada pela deputada Sâmia Bomfim, do Psol-SP, que busca suspender a tramitação da PEC. O ministro afirmou que analisará o pedido após receber as explicações solicitadas. O despacho completo tem 96 KB.

A PEC em questão propõe a remoção das sanções estabelecidas pela Emenda 117 de 2022, que foram aplicadas aos partidos políticos. Essa emenda determinou que as legendas reservassem pelo menos 30% dos fundos partidários para financiar a candidatura de mulheres, além de estabelecer a mesma porcentagem para o tempo mínimo que as candidatas devem ter nas propagandas eleitorais gratuitas de rádio e televisão.

A proposta de emenda constitucional busca anistiar os partidos políticos que não cumpriram essas normas eleitorais até o pleito de 2022. Além disso, a PEC determina que os partidos poderão arrecadar recursos de pessoas jurídicas para quitar dívidas contraídas até agosto de 2015. Na terça-feira, dia 16 de maio, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a proposta com 45 votos a favor e 10 contra.

Com a aprovação, a PEC seguirá para análise de uma comissão especial, que se dedicará à análise do texto e, se for o caso, votará um relatório. Após a aprovação desse relatório, a proposta poderá ser levada ao plenário, a critério do presidente da Câmara, Arthur Lira, do PP-AL. No entanto, o texto também pode ser analisado diretamente em plenário se estiver relacionado a outro projeto de tema similar.

A PEC foi proposta pelo deputado Paulo Magalhães, do PSD-BA, e conta com a assinatura de 184 deputados, incluindo o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, do PT-CE, e membros da oposição, como o deputado Zé Trovão, do PL-SC. A justificativa apresentada pelo autor da proposta é que ela se enquadra no "princípio da anualidade eleitoral", que estabelece que qualquer alteração que afete o processo eleitoral não pode ser aplicada em eleições que ocorram até um ano após o início de sua vigência.

Desde a sua apresentação, em março deste ano, 13 parlamentares retiraram as assinaturas. No dia 2 de maio, a PEC foi pautada e na mesma data, o texto recebeu pedido de vista coletivo (mais tempo para análise) dos deputados Gilson Marques (Novo-SC), Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Tarcísio Motta (Psol-RJ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES