Ministro do Brasil admite risco da guerra entre Israel e Hamas se alastrar

Vieira ressaltou que a instabilidade na região do Oriente Médio tem implicações globais, tanto em termos políticos quanto econômicos.

Chanceler explicita preocupação com a escalada do conflito | Mauro Vieira/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, manifestou sua preocupação com a escalada do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas no Oriente Médio. Em uma entrevista exclusiva ao jornal Correio Braziliense, o chanceler brasileiro enfatizou a importância de esforços diplomáticos para conter a disseminação do conflito na região.

"O risco de escalada e expansão do conflito é real, é motivo de preocupação e tem merecido toda a nossa atenção", afirmou o embaixador. Vieira ressaltou que a instabilidade na região do Oriente Médio tem implicações globais, tanto em termos políticos quanto econômicos, e que o Brasil também poderia ser afetado por repercussões negativas.

Leia Mais

O chanceler brasileiro mencionou que tem mantido conversas com diversos chanceleres e líderes de Estado em Nova York e no Cairo, todos compartilhando a mesma preocupação. Ele destacou a importância da diplomacia como meio de conter o risco de escalada do conflito e afirmou que o Brasil está atuando em coordenação com parceiros regionais e internacionais.

Em relação aos brasileiros retidos na Faixa de Gaza, Mauro Vieira relatou que o processo de repatriação está em andamento e que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, prometeu autorizar a passagem dos brasileiros pela fronteira com o Egito até a próxima quarta-feira. O chanceler enfatizou o empenho do Brasil em garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros retidos na região.

Vieira também avaliou o discurso que fez no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), no qual destacou as falhas da instituição em lidar prontamente com o conflito. Embora a proposta de resolução do Brasil para um cessar-fogo tenha sido vetada pelos Estados Unidos no Conselho, o chanceler brasileiro recebeu elogios pela atuação do país na presidência rotativa do colegiado durante o mês de outubro.

O ministro Mauro Vieira rejeitou críticas à diplomacia brasileira, afirmando que o Brasil é respeitado no mundo e possui uma diplomacia à altura de sua importância global.

O chanceler enfatizou que o Brasil continuará acompanhando de perto a situação no Oriente Médio e mantendo esforços diplomáticos para evitar uma escalada ainda maior do conflito na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES