Ministro Luís Salomão assume CNJ e promete suporte a juízes nas eleições

Luis Felipe Salomão citou como ênfase de seu novo trabalho a garantia do bom funcionamento do Judiciário.

Luis Felipe Salomão será o corregedor do CNJ pelos próximos dois anos. | Lucas Pricken / STJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, empossado nesta terça-feira (30) no cargo de corregedor nacional de Justiça, afirmou que uma de suas preocupações imediatas na nova função é dar apoio aos juízes eleitorais de todo o país para assegurar a realização das eleições em clima de normalidade, sem surpresas e de acordo com o calendário estabelecido.

A declaração foi feita em entrevista coletiva logo após a cerimônia em que assumiu o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2022-2024.

Ministro Salomão vai atuar junto aos juízes eleitorais (Lucas Pricken/STJ)

"Vamos atuar junto aos juízes eleitorais dando suporte para garantir a normalidade do período eleitoral", comentou Salomão, que já integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi encarregado da propaganda eleitoral no pleito presidencial de 2018, além de corregedor-geral eleitoral nas últimas eleições municipais, em 2020. Salomão disse que já nesta semana o CNJ discutirá com o TSE e com outras instituições medidas que podem ser tomadas para auxiliar a realização do pleito.

Indicado pelo STJ em maio para ser o novo corregedor, o ministro foi sabatinado e aprovado pelo Senado em junho. Ele substitui, na função, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que tomou posse como presidente do STJ no último dia 25.

A cerimônia desta terça-feira contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do presidente da Câmara, Arthur Lira, e de ministros do STJ, entre outras autoridades.

Contribuições muito além dos julgados

Durante a solenidade, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux, destacou o currículo de Salomão, seu colega na magistratura fluminense e, por três anos, como ministro do STJ.

"Não poderia deixar de proferir breves palavras ao querido amigo, o ministro Luis Felipe Salomão. Tenho certeza de que ele irá engrandecer o colegiado com o seu vasto currículo e sua trajetória profissional de destaque", comentou Fux, ao detalhar as diversas funções exercidas pelo novo corregedor ao longo de sua carreira.

O presidente do STF e do CNJ disse que pôde observar de perto o brilhantismo do ministro Salomão desde a época em que ele ingressou na magistratura até a sua atuação no STJ, com contribuições que vão além dos julgamentos – como na produção acadêmica e na participação em comissões de juristas formadas por iniciativa do Congresso ou do CNJ para o aperfeiçoamento da legislação federal.

Luiz Fux ressaltou, em especial, duas dessas contribuições: a participação de Salomão nas discussões sobre a reforma da Lei de Recuperação Judicial e Falência, e na implementação da arbitragem no Brasil.

Profundo conhecedor da atividade jurisdicional

Após dois anos de experiência na corregedoria, a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura, comentou que esse é um trabalho essencial para o bom funcionamento da Justiça e exige uma qualificação técnica singular, além de múltiplas habilidades pessoais – características que vê no ministro que a sucede no cargo.

"Juiz de carreira, o ministro Salomão tem um profundo conhecimento dos meandros do Judiciário brasileiro. Compreende como poucos a complexidade da atividade jurisdicional em um país com as peculiaridades do Brasil, e alia esse conhecimento a sua incontestável qualidade técnica", avaliou.

Para a ministra, tanto o Judiciário quanto o jurisdicionado têm muito a ganhar com o ministro Salomão à frente da corregedoria.

Foco na garantia do funcionamento regular do Judiciário

Na breve coletiva de imprensa após a posse, Luis Felipe Salomão citou como ênfase de seu novo trabalho a garantia do bom funcionamento do Judiciário. Segundo ele, a corregedoria pode ter um papel de destaque para ajudar a destravar as atividades da Justiça, cuja sobrecarga de processos exige um empenho coletivo em busca de soluções.

"Temos ainda questões sociais, como a regularização fundiária, que demandam uma atuação proativa da corregedoria junto aos cartórios", lembrou Salomão, mencionando outros desafios que se impõe à corregedoria nesses próximos dois anos.

Sobre o novo corregedor

O ministro Salomão é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi promotor, juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). É professor emérito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Paulista da Magistratura.

Atua, também, como coordenador do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário, da Fundação Getulio Vargas; diretor do Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros, e presidente do Conselho Editorial da Revista Justiça & Cidadania. É professor universitário, autor de diversos artigos e livros jurídicos, e palestrante no Brasil e no exterior.

Antes da corregedoria do CNJ, integrou a Quarta Turma e a Segunda Seção do STJ (especializadas em direito privado). Além disso, integra a composição da Corte Especial. É doutor honoris causa em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Cândido Mendes e professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES