Ministro Luiz Fux vota para que governo federal pague precatórios até 2026

Relator da ação votou por autorizar que governo use um crédito extraordinário para fazer o pagamento de dívidas da União reconhecidas pela Justiça

Ministro Luiz Fux vota para que governo federal pague precatórios até 2026 | Foto: Carlos Moura/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (27), o ministro Luiz Fux votou a favor da possibilidade de o governo federal efetuar, até 2026, o pagamento do estoque de dívidas da União reconhecidas pela Justiça, conhecidas como precatórios, por meio de um modelo diferenciado. Conforme a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo poderá utilizar um crédito extraordinário para efetuar os pagamentos, contornando assim as restrições impostas pelas regras fiscais.

A Advocacia-Geral da União (AGU) buscou o STF para revogar a norma estabelecida durante o governo Bolsonaro, que fixou um limite anual para o pagamento dos precatórios. Essa medida foi implementada como parte do esforço para atender às metas fiscais do país.

Além disso, a AGU solicitou que o montante acumulado nos últimos anos seja quitado por meio de crédito extraordinário, uma modalidade que não é contabilizada nos gastos sujeitos aos limites estabelecidos pelo arcabouço fiscal, aprovado neste ano para o controle das despesas públicas.

Ministros ouvidos pela TV Globo, em caráter reservado, indicaram que a maioria dos membros da Corte deve aprovar a abertura de um crédito extraordinário, permitindo assim o pagamento do montante represado, estimado em R$ 95 bilhões. O julgamento está em andamento no plenário virtual, sendo que o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, segue a posição do relator da ação, Luiz Fux.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES