Moraes autoriza que investigado pelo 8 de Janeiro frequente cultos religiosos

Na decisão, Moraes disse que autorização é 'razoável e adequada'; homem vai se deslocar até o local de tornozeleira eletrônica

Moraes autoriza que investigado pelo 8 de Janeiro frequente cultos religiosos | Rosinei Coutinho/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu permissão a um indivíduo de Mirassol, São Paulo, envolvido nos eventos extremistas de 8 de janeiro de 2023, para deslocar-se com uma tornozeleira eletrônica a fim de participar de cultos religiosos aos domingos, no horário compreendido entre 18h e 20h30. Na sua determinação, Moraes argumentou que a autorização é razoável e adequada a autorização.

Além de efetuarem o pagamento de multa, os réus envolvidos nos eventos de 8 de janeiro concordaram em dedicar 300 horas a serviços comunitários, participar de um curso sobre democracia e abster-se de manter contas em redes sociais públicas. Como requisito para a assinatura do acordo, todos tiveram que admitir a prática dos delitos pelos quais foram acusados.

No mês de dezembro, mais 46 indivíduos acusados de participação nos acontecimentos foram concedidos liberdade provisória. Os acordos de não persecução penal envolvem a negociação de cláusulas a serem cumpridas para evitar condenações ou prisões dos réus.

Dentre as 66 pessoas ainda detidas, oito já receberam condenação por parte do Supremo Tribunal Federal (STF). Trinta e três são réus acusados de serem os responsáveis pela execução dos crimes ocorridos em 8 de janeiro (sendo que dois foram transferidos para um hospital psiquiátrico). A Procuradoria-Geral da República (PGR), atendendo a seu pedido, mantém sob custódia 25 indivíduos investigados por financiar ou incitar os delitos, aguardando a conclusão das diligências em andamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES