Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra decisão que o tornou inelegível

Advogados apresentaram recurso extraordinário questionando se decisão respeitava Constituição.

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra decisão que o tornou inelegível | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, negou o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a decisão do tribunal que o declarou inelegível por oito anos, por práticas de abuso de poder político e utilização indevida dos meios de comunicação.

O caso em questão envolve a reunião de embaixadores na qual Bolsonaro proferiu críticas ao sistema eleitoral em 2022. O recurso extraordinário, direcionado ao Supremo Tribunal Federal, está sujeito à análise de admissibilidade pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Esse tipo de apelo visa questionar se a decisão dos ministros da Corte Eleitoral está em conformidade com a Constituição.

Para Moraes, o pedido não atendeu aos requisitos previstos para que o recurso seja enviado à Suprema Corte. Com isso, não seguirá para o Supremo. Mas a defesa pode apresentar novo recurso, desta vez direto ao STF.

No documento, os advogados questionaram a inclusão, ao longo do processo, da chamada "minuta do golpe" - documento, apreendida em janeiro pela Polícia Federal na casa do ex-ministro Anderson Torres. Para a defesa, o material não poderia ser usado como prova no julgamento.

O documento tratava da decretação de um estado de defesa no TSE com o objetivo de rever o resultado da eleição, da qual Bolsonaro saiu derrotado. Neste contexto, consideraram que a decisão de incluir o tema ao longo do processo feriu princípios constitucionais - como o da segurança jurídica.

"O Colegiado, na posição plasmada no aresto recorrido, deveria ter rechaçado a admissão da referida 'minuta de decreto de Estado de Defesa', pois se trata de 'documento' produzido após os resultados das eleições, sem relação direta com o tema objeto da ação, que deverá ser analisado nas instâncias próprias".

Na sua decisão, o ministro Moraes destacou que o recurso não cumpriu alguns requisitos processuais, incluindo o prequestionamento, que envolve a prévia análise e questionamento do tema no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes de ser levado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, o ministro argumentou que o pedido levanta questões que exigiriam a revisão de provas do processo, algo que não é apropriado ocorrer quando o caso está sob análise na Suprema Corte.

"No caso, a condenação do recorrente pela prática de abuso de poder político e de uso indevido dos meios de comunicação nas eleições 2022 se deu com base nos elementos de convicção dos autos que atestaram que a reunião realizada com os Chefes de Missões Diplomáticas, no Palácio da Alvorada, no dia 18/07/2022, produziu vantagem eleitoral competitiva desproporcional em favor do então Presidente da República, candidato à reeleição, tendo sido disseminada desinformação contra o sistema eletrônico de votação e a Justiça Eleitoral, potencializado o alcance da desinformação pela transmissão pela TV Brasil e pelas redes sociais do candidato no Facebook e no Instagram, a revelar gravidade suficiente a afetar a estabilidade do ambiente democrático".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES