Moraes relata conversa com Lula no 8 de janeiro: “me ligou pelas possibilidades”

No documentário “8/1: A Democracia Resiste”, o ministro do Supremo Tribunal Federal conta que conversou com o presidente durante os ataques

Moraes relata conversa com Lula no 8 de janeiro: me ligou pelas possibilidades" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ano após os ataques às sedes dos Três Poderes perpetrados por seguidores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, revelou ter recebido uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os incidentes em Brasília. Essa informação foi compartilhada pelo ministro em uma entrevista concedida à jornalista Julia Duailibi para o documentário "8/1 A Democracia Resiste", produzido pela GloboNews.

Através do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma ligação para Alexandre de Moraes. Na ocasião, Lula encontrava-se em Araraquara, no interior de São Paulo.

Durante a conversa, o presidente indagou sobre as opções jurídicas disponíveis para a atuação governamental diante da invasão das sedes dos Três Poderes.

"Eu disse que o governo deveria fazer os pedidos [de desocupação dos quartéis e de afastamento de autoridades] via AGU [Advocacia-Geral da República]. Conversei também com o ministro Jorge Messias [da AGU]. Foi a AGU que fez os pedidos, tanto de desocupação dos quartéis, de todos os quartéis, quanto de afastamento das autoridades públicas em tese envolvidas", disse Moraes.

Moraes afirma ser "um grande erro" crer que ele afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no dia seguinte aos ataques.

“Aí é um grande erro, que foi sendo passado, de que eu afastei o governador Ibaneis de ofício. Houve um pedido expresso da AGU para que todas as autoridades públicas, independentemente de grau, que tivessem eventual envolvimento, fossem afastadas”, disse Moraes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES