Moraes vota para condenar mais 15 réus pelos atos extremistas do 8 de Janeiro

Julgamento das ações penais no STF ocorrerá de forma virtual até sexta-feira (1º); desde setembro, 86 pessoas foram condenadas

Moraes vota para condenar mais 15 réus pelos atos extremistas do 8 de Janeiro | Foto: Antônio Augusto/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (23), o ministro do STF, Alexandre de Moraes, emitiu seu voto condenando mais 15 indivíduos, conforme acusações da PGR, relacionadas à participação nos eventos extremistas ocorridos em Brasília em 8 de Janeiro do ano anterior. Entre os réus, há dez homens e cinco mulheres, que foram sentenciados a penas de 14 e 17 anos de prisão.

Os réus, detidos durante os ataques aos edifícios dos Três Poderes, estão sendo processados por diversos crimes, incluindo abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e vandalismo contra o patrimônio histórico. O julgamento das ações penais será conduzido de forma virtual, com os demais magistrados tendo até a próxima sexta-feira (1º) para apresentarem seus votos.

No formato virtual de julgamento, não há espaço para discussões orais. Os ministros emitem seus votos através do sistema eletrônico do Tribunal. Caso haja um pedido de vista, a sessão é suspensa. Já quando ocorre um pedido de destaque, o processo é retomado em uma sessão presencial do plenário.

Desde setembro, o Supremo Tribunal Federal já condenou 86 indivíduos envolvidos nos atos extremistas. As sentenças variam de 12 a 17 anos de prisão. Ao todo, 1.345 denúncias foram recebidas pela Corte. Dessas, 1.113 foram temporariamente suspensas, enquanto a Procuradoria-Geral da República avalia a possibilidade de propor acordos que possam evitar as condenações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES