Moro diz que Kim Kataguiri cometeu “erro brutal” em fala sobre nazismo

O ex-ministro da Justiça concedeu entrevista ao Jogo do Poder na tarde desta quinta-feira (10)

Sergio Moro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O  ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que é pré-candidato à Presidência,  cumpre agenda nesta quinta-feira (10),  em Teresina. Em entrevista ao Jogo do Poder, Moro rebateu as críticas do ministro da Casa Civil Ciro Nogueira que disse que o ex-juiz vive uma crise de identidade e que deveria se preocupar com a Justiça.

"Eu normalmente tenho respondido só ao Bolsonaro e ao Lula, mas como o Ciro Nogueira manda no Bolsonaro, então vou tomar essa liberdade, ele estava lá atrás com o Lula, abraçado com o Lula, em 2018 ele chamou até, ofendeu o Bolsonaro dizendo que jamais votaria nele, hoje está ao lado do Bolsonaro, então a incoerência é ali", disse.

Moro diz que Ciro não tem dado retorno ao Piauí

De acordo com o ex-juiz, mesmo ministro, Ciro não tem atuado em prol do Piauí. "O que na verdade a gente tem que perguntar é o que o Governo Federal fez no Piauí, apesar do Ciro Nogueira está lá, dentro do Governo, mandando no Bolsonaro, o retorno para o Estado é muito pouco, a gente vê as pessoas com dificuldade, as estradas estão esburacadas, promete-se um Porto há décadas, em Luís Correia, para escoar a produção e a gente não vê nada, não é todo piauiense que tem como viver numa ilha", frisou. 

Kim Kataguiri e alusão ao nazismo

Questionado se o deputado federal Kim Kataguiri, investigado por ter feito uma alusão ao nazismo, Moro disse que o parlamentar teve um erro brutal, mas se desculpou e não representa o que ele pensa. 

"O nazismo é algo abominável, é um crime, uma ofensa tanto ao povo judeu, como a humanidade, é algo fora de espécie, de cogitação, essa é uma discussão que não tem lugar numa democracia moderna; isso do deputado Kim (Kataguiri) tem que perguntar para ele, ele já pediu desculpas, acho que se equivocou completamente, agora ele tem um histórico como parlamentar e nós vamos apagar esse histórico porque ele cometeu esse erro brutal? Mas não reflete o que ele pensa, foi uma gafe brutal. Mas meu nome é Sérgio Moro, eu respondo pelas minhas falas; eu não sou nem o MBL, nem o Podemos, meu nome é Sérgio Moro e eu respondo pelas minhas falas, pelos meus atos".

Pré-candidatura mantida

Sérgio Moro ainda garantiu que sua pré-candidatura segue firme, que ele tem um projeto de país, inclusive, o que pode ser lido também como uma resposta a Ciro Nogueira, que em recente entrevista apostou que o ex-juiz vai desistir de disputar o pleito majoritário deste ano. 

"Temos que mudar, meu projeto é muito claro: a pré-candidatura à Presidência da República, a candidatura realmente depende das convenções, mas esse navio aqui já zarpou, pois acreditamos que o Brasil merece algo melhor do que Lula e Bolsonaro", pontuou.

Moro segue se colocando como uma alternativa de fuga à polarização. "Temos que procurar construir pontes e não muros entre nós, e apresentar um projeto que leve a retomada do crescimento econômico, as pessoas querem emprego, querem renda, querem projetos que ao invés de ficar brigando", apontou.

Críticas ao PT

Ao falar sobre o desemprego, Sérgio Moro (Podemos) jogou a culpa para o Partido dos Trabalhadores, e disse que no seu plano de Governo consta a retomada do emprego com responsabilidade fiscal.

"A gente tem que falar a verdade, quem destruiu o emprego foi o PT, teve aquela recessão de 2014 a 2016 que causou muito desemprego, eles quase quebraram a Petrobras, você tem uma empresa de produção de petróleo é o equivalente a ter uma mina de ouro, e o PT que teve toda aquela roubalheira e tomou decisões ali erradas na condução da política de preços da Petrobras, quase fez a Petrobras quebrar, quem fez as empresas que fizeram parte da Lava Jato quebrarem foi a corrupção do PT, os verdadeiros culpados pela crise chama-se Lula e Governo do PT, essas são as pessoas responsáveis", sinalizou.

CARAVANA - O ex-juiz faz uma caravana pelo Nordeste para tentar tornar a terceira via possível, competitiva; atualmente, Moro aparece empatado com Ciro Gomes nas intenções de votos, segundo a última pesquisa QUEST, bem distante do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES