MP-PI propõe aumento na proposta de Orçamento para o Piauí

O problema é agravado pelo fato de que o MP-PI não conta com nenhuma fonte extra-orçamentária

Avalie a matéria:
Paulo Rubens Parente Rebouças | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Orçamento Geral do Estado para 2013, em tramitação na Assembleia Legislativa do Piauí e com votação programada para ocorrer antes do recesso do final do ano na Casa, já é alvo de reclamação dos Poderes em relação aos recursos que serão destinados principalmente para o Judiciário e Ministério Público.

O presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças, afirmou que o planejamento estratégico elaborado pelo Ministério Público do Piauí tem execução comprometida devido à "pífia evolução orçamentária" do órgão.

"Ao longo dos anos, as reivindicações orçamentárias do Ministério Público têm sido pouco consideradas pelo governo do Estado, o que reflete na atual situação caótica do órgão.

O problema é agravado pelo fato de que o MP-PI não conta com nenhuma fonte extra-orçamentária para atender às suas carências financeiras", afirma.

A proposta orçamentária para 2013 encaminhada pelo Ministério Público do Piauí ao Executivo é de, aproximadamente, R$ 160 milhões. O Executivo propõe o valor de R$ 118 milhões para a instituição.

Paulo Rubens conta que entre os problemas por que passa o MP-PI, que o órgão possui sede própria em apenas três municípios: Teresina, Parnaíba e Piripiri.

Em quase todo o Piauí, o Ministério Público funciona em salas cedidas pelo Tribunal de Justiça do Piauí nos fóruns. Segundo Rubens, considerando o número de comarcas - 93, no total - significa dizer que em 96,8% das comarcas do Piauí o Ministério Público não dispõem de imóvel próprio.

Esse percentual aumenta para 98,65%, se considerada a relação entre os 224 municípios do Estado e o número de membros do MP em atividade - que totaliza 151, dos quais 131 são promotores de Justiça e 20 são procuradores de Justiça, para atender a toda a demanda populacional.

O promotor explica, ainda, que o Piauí possui 198 Promotorias de Justiça - incluindo as que serão instaladas até o final deste ano - amparadas por apenas 131 membros, ou seja, há uma carência atual de 67 promotores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES