MPF-RJ denuncia ex-diretor da PRF Silvinei Vasques por fraude licitatória na compra de blindados

MPF-RJ denuncia ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques, por fraude em compra de blindados.

Ex-diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques está preso desde agosto de 2023 | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) denunciou Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, por fraude em compra de blindados. A investigação apura a aquisição de 15 veículos da Combat Armor por R$ 13 milhões. A empresa recebeu pagamentos questionáveis, enquanto os veículos não atendiam aos padrões de segurança exigidos. Vasques está preso desde 2023 por outra investigação eleitoral. Ele é suspeito de interferir nas eleições de 2022 ao dificultar o trânsito de eleitores no segundo turno.

ENVOLVIDOS EM FRAUDE - Além de Vasques, o MPF denunciou outras oito pessoas ligadas à PRF. Entre elas estão Marcelo de Ávila, Alexandre Carlos de Sousa e Silva, Wesley de Assis Leopoldo e Eduardo da Fonseca Martins. Todos são acusados de participação na fraude licitatória.

"Nenhum conseguiu passar em testes mínimos de segurança. Os resultados desses testes mostram que a Combat não tinha capacidade operacional e técnica para fazer esses 'caveirões' --eles são inservíveis", afirmou Eduardo Benones, procurador do MPF-RJ. 

Os pagamentos suspeitos à Combat Armor levantam questões sobre a integridade dos contratos firmados com a PRF durante o governo Bolsonaro. A empresa, que encerrou suas atividades em 2023, teria falhado em cumprir prazos e entregue produtos abaixo dos padrões acordados.

VASQUES NEGA ENVOLVIMENTO - Apesar das investigações em curso, a defesa de Vasques afirma que ele não participou de falcatruas. Ainda assim, a prisão preventiva continua em vigor, enquanto a Justiça avalia os desdobramentos do caso. 

Procurada pelo UOL, a defesa de Vasques afirmou que conhece o seu "estado de pobreza e, por isso, posso garantir que não participou de falcatruas. Já derrubamos as quebras irregulares dos sigilos levadas a cabo pela CPMI, bem como, obtivemos juízo de improcedência na ação de improbidade aforada no Rio de Janeiro. Neutralizaremos, decerto, essa denúncia criminal, eis que nada vence a inteligência e a verdade."

REVOGAÇÃO DE PRISÃO - Nesta quarta-feira (20), a advogada Karina Kufa, que representa Bolsonaro em processos, assumiu a defesa de Vasques. Ela voltou a pedir a revogação da prisão preventiva. Moraes já negou solicitações anteriores para revogar a prisão preventiva de Silvinei. Defesa também tentou transferência do Complexo Penitenciário da Papuda para o Núcleo de Custódia do Batalhão Militar do Distrito Federal, mas Justiça negou.

Com informações do UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES