Mudança no prazo de entrega do IR não prejudicará declarantes

O deputado federal Marco Aurélio Sampaio explicou que quem já declarou o imposto não terá prejuízos

Marco Aurélio Sampaio foi o relator da proposta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ampliação do  prazo para entrega do Imposto de Renda até 31 de julho, aprovado, pela Câmara dos Deputados, na noite de quarta-feira (31), não atrapalha a arrecadação do tributo e 9 milhões já declararam o IR, informou o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB), relator do projeto.

A prorrogação do Imposto de Renda  foi proposta em decorrência do agravamento da pandemia. O prazo atual acaba em 30 de abril. A proposta segue para análise e votação do Senado.

Segundo o substitutivo do relator, deputado Marcos Aurélio Sampaio , o cronograma de restituições não mudará, com o primeiro lote sendo entregue em 31 de maio. 

O texto autoriza ainda o pagamento da cota única ou das cotas vencidas até 31 de julho sem acréscimo de juros ou penalidade de qualquer natureza.

Marco Aurélio Sampaio foi o relator da proposta (Foto: Reprodução Facebook)

A legislação garante prioridade de restituição a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério. Marcos Aurélio disse que a crise decorrente da pandemia está atualmente no pior estágio. 

"Grande parte da sociedade e do governo federal não contava com o agravamento recente. O número crescente de mortes tem exigido ações mais rígidas para limitar a locomoção dos cidadãos e de funcionamento das atividades produtivas.", declarou Marcos Aurélio 

Marcos Aurélio Sampaio notou que mais de 9 milhões de declarações já foram entregues, e muitos contribuintes vão seguir o prazo original. "A proposta não vai prejudicar a arrecadação", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES