Municípios perderão recursos da Covid se não os executarem em 1 mês

Segundo as disposições da Portaria 884/2023, os recursos devem ser empregados na continuidade dos serviços socioassistenciais e atividades sociais voltadas às famílias.

Recursos foram destinados para o combate à Covid-19 | Paulo Fróes/Governo da Bahia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) emitiu nesta quarta-feira, 22 de novembro, comunicados aos gestores municipais através de mensagens de texto (SMS), chamando a atenção para o término do prazo de utilização dos saldos em conta relacionados aos recursos provenientes da Portaria 369/2020, que se encerra em 31 de dezembro. Tais recursos foram direcionados para combater os efeitos da pandemia da Covid-19.

Segundo as disposições da Portaria 884/2023, os recursos devem ser empregados na continuidade dos serviços socioassistenciais e atividades sociais voltadas às famílias. Isso inclui a identificação de novas famílias e indivíduos que necessitam de assistência do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a realização de estudos e diagnósticos em conjunto com a coordenação e equipe das unidades socioassistenciais de referência. Dessa forma, é possível alocar os recursos nas categorias de custeio e/ou investimento em material permanente, conforme estabelecido pela Portaria 69/2022, que define padrões para veículos e materiais permanentes.

Leia Mais

A CNM ressalta que a não utilização dos recursos dentro do prazo estipulado resultará na devolução do montante à União por meio da Guia de Recolhimento. A entidade destaca ainda que tais recursos não podem ser destinados à aquisição de cestas básicas, aluguel social e auxílio funeral, pois essas práticas são consideradas benefícios eventuais e devem ser financiadas com recursos específicos destinados a esse fim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES