Na África, Lula participa de encontro de países de língua portuguesa

Ao longo da semana, presidente participou de compromissos oficias na África do Sul e em Angola

Na África, Lula participa de encontro de países de língua portuguesa | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marca presença em São Tomé e Príncipe para participar da 14ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Lula chegou ao país africano por volta das 6h da manhã deste mesmo dia.

Este compromisso assinalará o encerramento de uma semana repleta de compromissos oficiais para Lula no continente africano. Ainda no domingo, ele retornará a Brasília. No início da semana, Lula esteve presente na África do Sul, participando de uma cúpula do Brics, o conjunto que engloba Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em seguida, o presidente visitou Angola, onde teve encontros com autoridades locais.

Em seus pronunciamentos ao longo dos recentes dias, Lula enfatizou sua intenção de fortalecer os laços entre o Brasil e a África, com o propósito de aprofundar os vínculos comerciais e culturais com as nações do continente.

Essa estratégia, previamente implementada pelo presidente durante seus primeiros mandatos, é conhecida nas relações internacionais como a amplificação da parceria "Sul-Sul", isto é, com as nações do Sul global, ao invés de concentrar esforços exclusivamente nos parceiros do mundo desenvolvido.

A CPLP é formada por: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Conforme comunicado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os líderes das nações vão se reunir para deliberar sobre diversas questões, abordando ao longo do dia formas de promover apoio recíproco em negociações dentro de outras organizações internacionais, entre outros tópicos em pauta. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES