Na China, Lula fortalece relações e amplia negócios, por José Osmando

Lula embarca para a China, onde cumprirá agenda de negócios e trabalhará no fortalecimento das relações com a China.

Lula se encontra nesta semana com Xi Jinping | Ricardo Stuckert/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste onze de Abril, ainda no embalo dos primeiros seus 100 dias de Governo, o Presidente Lula embarca para a China, onde cumprirá agenda de negócios e trabalhará no fortalecimento das relações entre as duas importantes nações. O encontro que Lula deveria ter tido com o Presidente da China, Xi Jinping, no dia 28 de Março,e que foi cancelado em virtude dos problemas respiratórios que o acometeram, deverá acontecer ainda nesta semana, culminando os objetivos de sua visita ao maior parceiro comercial do Brasil.  

A reunião com o presidente chinês Xi Jinping será na sexta-feira, dia 14. Na quinta-feira,13, o Presidente Lula vai a Xangai, onde participará da cerimônia de posse da ex-presidente brasileira Dilma Roussef  no comando do New Development Banck, o importante Banco dos BRICS, formado por Brasil, Rússia, China e África do Sul. A comitiva presidencial inclui senadores e deputados.  

Parcerias

Na programação da viagem anterior, mesmo Lula tendo cancelado sua ida, muitos ministros e mais de 200 empresários de diferentes setores da economia brasileira mantiveram a ida e estabeleceram negociações com os chineses, que agora o Presidente brasileiro deverá referendar, consolidando e ampliando as relações entre os dois países.  

Lula tem reiterado que quer revigorar boas e recíprocas relações com os chineses, abaladas durante o mandato do ex-presidente Bolsonaro, que nunca perdeu oportunidade para falar mal dos chineses, e dificultar  negociações, não se sabe a que interesse.  China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, relação positiva que se estabeleceu justamente durante o primeiro mandato de Lula, e o governo quer diversificar a relação com o país.  

Entre os 240 empresários que entraram no rol de convidados para a viagem à China, 90 representam o agronegócio, um segmento de elevado interesse para o governo chinês, sendo o setor, exatamente, que tem sustentado as boas parcerias comerciais com o país asiático. Mas o Brasil, contudo, pretende- por vontade e disposição de Lula-, buscar novas oportunidades de mercado para o país, como, por exemplo, vender mais itens industrializados, e não apenas se concentrar em commodities, como soja e minério de ferro. Desse modo, portanto, a comitiva brasileira manteve um seminário empresarial, onde essas novas oportunidades de negócios foram discutidas e, agora, com a presença de Lula, deverão ser ratificadas.  

Acordos comerciais

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, antecipou que pelo menos 20 acordos comerciais deverão ser assinados durante esta visita do Presidente Lula, relacionados não apenas à exportação e importação de produtos, mas de parcerias no campo do meio ambiente, uma questão que o governo brasileiro considera crucial, especialmente no tocante à Amazônia. O Brasil quer o apoio da China para que Belém (PA) seja a sede da COP-30, em 2025, uma proposta para a conferência climática lançada logo no início do governo, em janeiro. Outra oportunidade é pedir ao governo de Xi Jinping recursos para o Fundo Amazônia. Além disso, o governo quer garantir dinheiro chinês para o Fundo da Amazônia.  

Para que se tenha uma ideia da importância da China nas relações comerciais com o Brasil, o país asiático concentra 31% das nossas exportações de produtos agrícolas. Lula e empresários querem ver isso diversificado. E a oportunidade é agora. Daí, tanto interesse e esperança do empresariado e do governo em relação a essa visita. 

O raciocínio do governo brasileiro é que a China é um dos grandes produtores mundiais, contudo, com 1 bilhão e 400 milhões de habitantes como tem, são gigantes as possibilidades de exportações brasileiras para suprir as necessidades daquele povo. E o Brasil tem incontáveis possibilidades para produzir e abastecer. Com essa gigantesca quantidade de gente vivendo na China, sempre haverá novos e atraentes nichos de mercado para as empresas brasileiras. E com essa disposição revelada por Lula, podem ser esperados grandes avanços e alcançadas muitas conquistas.

Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES