Lula chega à Arábia Saudita para reunião com príncipe para atrair investimentos

Lula busca atrair investimentos dos fundos árabes, financiados pela exploração de petróleo, para projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

Lula chega à Arábia Saudita para reunião com príncipe para atrair investimentos | Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Riade, onde se encontrará com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman (MBS), uma das principais autoridades do reino saudita. A reunião está programada para as 12h15 (horário de Brasília). A visita a Riade marca o início da agenda de Lula pelo Oriente Médio e Alemanha, com destaque para sua participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes.

Durante sua viagem a Paris em junho, o presidente Lula cancelou um jantar agendado com o príncipe herdeiro, justificando a decisão devido à sua intensa agenda na Europa nos dias anteriores ao encontro. A Arábia Saudita e seu governo são alvo frequente de críticas no Ocidente devido a violações aos direitos humanos. O encontro em Riade busca fortalecer os laços entre o governo brasileiro e os sauditas, que mantiveram uma relação próxima durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) entre 2019-2022.

Durante esse período, o país árabe presenteou a então primeira-dama Michelle Bolsonaro com joias avaliadas em R$ 5,1 milhões. Esses itens de luxo foram apreendidos após um assessor do ex-ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) tentar introduzi-los ilegalmente no Brasil, no Aeroporto de Guarulhos, sem declará-los à Receita.

Lula busca atrair investimentos dos fundos árabes, financiados pela exploração de petróleo, para projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Além disso, durante sua estadia em Riade, o presidente participará de eventos com empresários.

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, de 38 anos, foi nomeado primeiro-ministro no ano passado, cargo tradicionalmente ocupado pelo rei. Bin Salman já exercia efetivamente a liderança do país há vários anos, ocupando posições como vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES