O número de jovens eleitores no Piauí, entre 15 e 17 anos, teve um crescimento de 20,47% em 2022, se comparado a 2020, quando houve as últimas eleições no estado. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que divulgou nesta quinta-feira (5), os dados dos atendimentos no período de reabertura do cadastro eleitoral, de novembro de 2020 até esta quarta-feira (4 de maio), data de encerramento do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022.

Em 2020, 38.049 jovens, entre 15 e 17 anos, haviam realizado o cadastro da Justiça Eleitoral para votar nas eleições daquele ano. Este ano, 45.838 pessoas na mesma faixa etária devem exercer o direito do voto nas eleições no próximo mês de outubro. 

Atendimento presencial dos eleitores piauienses no Piauí  | FOTO: Divulgação/TREPIAtendimento presencial dos eleitores piauienses no Piauí  | FOTO: Divulgação/TREPI

Ainda de acordo com as informações do TRE/PI, entre 2020 e 2022, foram realizados 178.342 atendimentos, dos quais 99.872 pessoas realizaram o alistamento para as Eleições 2022. 

Grande procura nos últimos dias do prazo

Nos três dias que antecederam o fechamento do prazo (2,3 e 4 de maio), 17.440 atendimentos foram realizados em todo o Piauí, pelas 74 Zonas Eleitorais, de forma presencial, para alistamento, revisão, emissão de segunda via e transferência de domicílio eleitoral. A procura pelo atendimento on-line, através da plataforma de autoatendimento Título Net, também foi grande e concentrou a maior parte das solicitações: 44.982 iniciaram o atendimento pelo canal virtual.

Pedidos em processamento

A partir desta quinta-feira (5), não são mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE foi fechado para as eleições de outubro. 

O TRE-PI reforça que todas as solicitações encaminhadas à Justiça Eleitoral até esta quarta-feira (4 de maio) serão analisadas e decididas. O eleitor precisa aguardar a análise dos dados enviados  que pode levar um tempo maior em razão da alta demanda de pedidos, ocorrida nos últimos dias. O prazo de resposta é de até um mês, segundo o TRE.

"Todos os eleitores e eleitoras que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até o fechamento do cadastro (4/5), terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet", informou o TRE/PI. 

O processamento do requerimento pode ser acompanhado na página do TSE.

De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.