Número de jovens eleitores no Piauí cresce mais de 20%, diz TRE PI

Entre 2020 e 2022, foram realizados 178.342 atendimentos, dos quais 99.872 pessoas realizaram o alistamento para as Eleições 2022.

Central de Atendimento ao Eleitor no Piauí | Divulgação/TRE/PI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de jovens eleitores no Piauí, entre 15 e 17 anos, teve um crescimento de 20,47% em 2022, se comparado a 2020, quando houve as últimas eleições no estado. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que divulgou nesta quinta-feira (5), os dados dos atendimentos no período de reabertura do cadastro eleitoral, de novembro de 2020 até esta quarta-feira (4 de maio), data de encerramento do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022.

Em 2020, 38.049 jovens, entre 15 e 17 anos, haviam realizado o cadastro da Justiça Eleitoral para votar nas eleições daquele ano. Este ano, 45.838 pessoas na mesma faixa etária devem exercer o direito do voto nas eleições no próximo mês de outubro. 

Atendimento presencial dos eleitores piauienses no Piauí  | FOTO: Divulgação/TREPI

Ainda de acordo com as informações do TRE/PI, entre 2020 e 2022, foram realizados 178.342 atendimentos, dos quais 99.872 pessoas realizaram o alistamento para as Eleições 2022. 

Grande procura nos últimos dias do prazo

Nos três dias que antecederam o fechamento do prazo (2,3 e 4 de maio), 17.440 atendimentos foram realizados em todo o Piauí, pelas 74 Zonas Eleitorais, de forma presencial, para alistamento, revisão, emissão de segunda via e transferência de domicílio eleitoral. A procura pelo atendimento on-line, através da plataforma de autoatendimento Título Net, também foi grande e concentrou a maior parte das solicitações: 44.982 iniciaram o atendimento pelo canal virtual.

Pedidos em processamento

A partir desta quinta-feira (5), não são mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE foi fechado para as eleições de outubro. 

O TRE-PI reforça que todas as solicitações encaminhadas à Justiça Eleitoral até esta quarta-feira (4 de maio) serão analisadas e decididas. O eleitor precisa aguardar a análise dos dados enviados  que pode levar um tempo maior em razão da alta demanda de pedidos, ocorrida nos últimos dias. O prazo de resposta é de até um mês, segundo o TRE.

"Todos os eleitores e eleitoras que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até o fechamento do cadastro (4/5), terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet", informou o TRE/PI. 

O processamento do requerimento pode ser acompanhado na página do TSE.

De acordo com o calendário eleitoral, o TSE divulgará no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES