Nunes Marques se afasta do 'bolsonarismo' e ensaia aproximação de Lula

O ministro, indicado por Jair Bolsonaro, vinha buscando se aproximar de Lula, e sua intervenção estratégica proporcionaria um benefício ao governo lulista

Nunes Marques e Lula | Reprodução/O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde do último dia 6, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniu para deliberar sobre a ação movida pelo PCdoB que contesta as restrições à indicação de políticos para cargos em estatais.

Naquela composição do plenário, havia reais possibilidades de o governo Lula não angariar os seis votos necessários para manter vigente a liminar concedida por Ricardo Lewandowski, a qual suspendeu as restrições estabelecidas pela Lei das Estatais.

A eventual revogação da liminar implicaria na possível destituição de diversos membros de conselhos e diretorias de estatais, incluindo o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Contudo, na tarde em questão, enquanto o julgamento se desenrolava, um dos principais assessores jurídicos de Lula não demonstrou interesse em acompanhar a transmissão da sessão do Supremo, pois tanto no governo quanto no próprio tribunal já era de conhecimento geral que o julgamento seria interrompido por um pedido de vista articulado nos bastidores, protagonizado por Kassio Nunes Marques, um personagem até então inesperado.

Movimento de aproximação

O ministro, indicado por Jair Bolsonaro (PL), vinha buscando se aproximar de Lula, e sua intervenção estratégica proporcionaria ao governo mais tempo para lidar com a liminar de Lewandowski. Este adiamento poderia ser utilizado para encontrar alternativas, seja mantendo a liminar, buscando soluções no Congresso ou aguardando a chegada de Flávio Dino ao STF, o que garantiria ao governo a maioria necessária para derrubar definitivamente as restrições da Lei das Estatais.

Este não foi o primeiro episódio em que Kassio alinhou seus interesses aos do Planalto. Em abril, ele já havia interrompido outro julgamento delicado para o governo, relacionado ao índice de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Nunes Marques interrompeu a discussão de uma ação movida pelo Solidariedade que questionava o modelo atual de reajuste dos valores depositados no fundo, utilizando a Taxa Referencial como base. O relator Luís Roberto Barroso e o ministro André Mendonça defendiam a correção pelo rendimento da caderneta de poupança, que beneficiaria os trabalhadores, mas contrariava os interesses do governo.

Privatização da Eletrobras em pauta

Apesar de ter interrompido dois julgamentos cruciais para o Planalto, Kassio ainda não concedeu ao governo Lula o que este mais deseja: a liminar que contesta pontos da privatização da Eletrobras. A administração lulista busca modificar o estatuto da Eletrobras para garantir mais poder de voto do governo na empresa, mas Kassio decidiu que o caso deve ser analisado pelo plenário, frustrando as expectativas do Planalto.

A disputa em torno da Eletrobras é uma questão de honra para o presidente Lula, que em março deste ano, durante entrevista online, afirmou que "o governo vai voltar a ser dono da Eletrobras" e classificou a privatização como "um crime".

Em meio à indefinição, Nunes Marques e Lula aproveitaram a posse do novo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, na última segunda-feira (18), para ter uma conversa reservada, discutindo não apenas a recuperação da cirurgia do ministro, mas também a crescente proximidade entre os dois.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES