Orçamento do Estado deve ter aumento de 10% para 2011

O Orçamento do Estado para 2011 já está em fase de elaboração e deve ser avaliado na Assembléia Legislativa do Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Orçamento do Estado para 2011 já está em fase de elaboração e deve ser avaliado na Assembléia Legislativa do Piauí (Alepi) a partir de outubro. A informação é do secretário estadual de Planejamento, Sérgio Miranda, que estima um crescimento de 10% na previsão de receitas do Estado. Com a transição da administração estadual do ex-governador Wellignton Dias (PT) para o atual chefe do Executivo estadual, Wilson Martins (PSB), em abril, o prazo do encaminhamento da proposta orçamentária foi alterado.

Com o crescimento médio de 20% na arrecadação estadual este ano, a expectativa é que o Orçamento de 2011 destine mais recursos, principalmente para as áreas sociais, como a segurança, saúde e educação, além da infra-estrutura, ressalta Miranda. ?Certamente haverá aumento. Estamos na primeira fase de discussões e definindo com os órgãos do Poder Executivo o limite orçamentário de cada pasta?, explica o secretário.

No início do mês, Sérgio se reuniu com os técnicos da Seplan e os representantes da administração direta e indireta para discutir as propostas do Orçamento Estadual. No ano passado, todos os poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - tiveram aumento em suas receitas para 2010. O Legislativo pode gastar 9,58% a mais, o Executivo 17% e o Judiciário 9,6%. Ao todo, o Orçamento registrou um acréscimo de 16,8 % em relação ao de 2009, totalizando R$ 5,2 bilhões.

?A Lei de Diretrizes Orlçamentárias (LDO) votada em julho na Assembléia colocou como novidade que as regras para a divisão de recursos aos poderes Judiciário e Legislativo poderão ser alteradas e iremos fazer essas moficações dentro das possibilidades do Estado?, destacou Miranda.

Na Alepi, o Orçamento deve cumprir o trâmite de ser votado na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e seguir para o plenário. Cada deputado terá direito a R$ 800 mil de emenda parlamentar. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES