Pacheco insiste em turbinar salários de juízes, mas indica querer desidratar PEC

A proposta prevê um aumento automático de 5% nos salários dessas carreiras a cada cinco anos, até o limite de 35%

Avalie a matéria:
Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre | Jefferson Rudy/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sinalizou a intenção de ajustar a PEC do Quinquênio para contemplar apenas juízes e membros do Ministério Público, de modo a mitigar as preocupações do governo em relação ao impacto financeiro da medida. A proposta, já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, prevê um aumento automático de 5% nos salários dessas carreiras a cada cinco anos, até o limite de 35%.

PREOCUPAÇÃO DE SENADORES: Apesar da vitória na CCJ, senadores próximos a Pacheco demonstraram preocupação com o risco de derrotas no plenário devido à inclusão de categorias adicionais. O governo, por sua vez, entende que a proposta pode gerar um efeito negativo nas contas públicas. A PEC foi expandida pela comissão para incluir defensores públicos, membros da advocacia da União, dos estados e do Distrito Federal, além de delegados da PF.

AUMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA: O presidente Lula (PT) demonstrou interesse em acompanhar a situação de perto, discutindo a questão com ministros e líderes do governo na semana passada. O líder na Câmara, José Guimarães (PT-CE), destacou a preocupação com o impacto financeiro que a medida traria para o país, reforçando a necessidade de cautela.

NEGOCIAÇÃO: O governo está comprometido em analisar cuidadosamente a PEC do Quinquênio, buscando soluções que equilibrem a valorização das carreiras jurídicas com a sustentabilidade das finanças públicas. Governistas também avaliam a possibilidade de incluir medidas para restringir o impacto, como limitar o benefício apenas a magistrados de tribunais superiores e incluir travas para evitar reivindicações retroativas de aposentados.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES