Pacheco pressiona Câmara por regulação das redes em meio às ameaças de Musk

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enfatizou a necessidade inevitável de regular as redes sociais diante dos ataques de Elon Musk.

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do SenadoRodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou nesta segunda-feira (8) que a regulação das redes sociais é "inevitável" e cobrou a Câmara dos Deputados a votar o projeto aprovado pelos senadores em 2020. Para ele, a regulamentação visa evitar a desinformação e disseminação do ódio e ataque a instituições.

🗣️Com a palavra, o presidente do Senado: "Considero isso [regulação] fundamental. Não é censura, não é limitação à liberdade de expressão. São regras para o uso dessas plataformas digitais, para que não haja captura de mentes, de forma indiscriminada, que possa manipular desinformação, disseminar ódio, violência, ataques a instituições", disse o senador em reportagem da Folha de São Paulo.

🌐 Ataques de Elon Musk: A declaração do presidente do Senado surge em meio aos ataques do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e a decisões da Justiça brasileira. Musk ameaçou descumprir decisões de Moraes e reativar perfis bloqueados pela Justiça.

👨‍⚖️ Com a palavra, Padilha: O ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha, afirmou considerar o episódio "um ataque inadmissível à Suprema Corte e à própria soberania brasileira" e disse que a melhor resposta a ser dada pelo Brasil é a "político-institucional".

🤝 Papel do Judiciário: "De um lado, todo o apoio ao trabalho que é feito pelo Judiciário, pelos instrumentos de apuração de quem utiliza as redes sociais para atos criminosos. [...] A resposta institucional dá todo apoio e garantia que os procedimentos de apuração continuem acontecendo dentro do devido processo legal", disse.

🔍 Debate no Congresso: Ele também acrescentou que o debate político realizado no Congresso Nacional, em torno da regulação da inteligência artificial, de autoria do presidente Pacheco, relator líder da oposição é "um passo além".

Com informações da Folha de São Paulo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES