Pacto pelas Crianças: Projeto do governo visa transformar o futuro do Piauí

Em parceria com a educação, o programa fortalece o cuidado integral às crianças piauienses

Novo programa social | Matheus Santos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde deste sábado (08), o programa Mandando Bem - apresentado por William Guimarães e transmitido pela Boa FM - recebeu a Dra. Isabel Fonteles, primeira-dama do Estado e médica, para discutir o Pacto pelas Crianças.

O projeto tem como objetivo cuidar das crianças de 0 a 6 anos e das gestantes, abrangendo as áreas de saúde, assistência social e educação. A criação do programa social ocorreu por meio de discussões entre Isabel e o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), em sua residência.

Leia Mais

O Pacto pelas Crianças é uma iniciativa que busca atender às necessidades das crianças e gestantes do estado do Piauí. A primeira-dama destaca a importância de pensar na primeira infância, compreendendo que é nesse período que ocorre a maior plasticidade cerebral e que as conexões respiratórias se desenvolvem intensamente. Com base em pesquisas sobre o aumento de patologias nessa faixa etária, como autismo e TDAH, o projeto visa diminuir essas ocorrências por meio de obediência a procedimentos e estímulos adequados.

Na área da saúde, ela destacou a "Carretinha da Saúde", um projeto piloto que já está em funcionamento no norte e sul do estado. Esse veículo leva atendimentos oftalmológicos, fonoaudiológicos e odontológicos às crianças de 0 a 6 anos. Além disso, a carretinha busca realizar diagnósticos precoces e fornecer óculos às crianças. A continuidade do cuidado é um ponto essencial, garantindo que as ações não se restrinjam apenas ao diagnóstico, mas também à entrega de óculos e acompanhamento adequado.

A parceria com a educação é outro aspecto relevante do Pacto pelas Crianças. O programa prevê o fornecimento de um kit para moradores de rua e creche, no valor de 200 mil reais, para incentivar as prefeituras e municípios a construir novas instituições de ensino primário. A intenção é criar um ambiente propício ao desenvolvimento educacional das crianças desde cedo, garantindo que tenham acesso à educação de qualidade.

Segundo a entrevistada, o projeto é de extrema importância e sagrado, que busca atender às necessidades das crianças e das gestantes. O programa busca cuidar da primeira infância por meio de ações transversais nas áreas de saúde, assistência social e educação.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES