Padilha diz que Lula vai vetar texto que afrouxa proteção à Mata Atlântica

O ministro Alexandre Padilha também informou que já há um compromisso estabelecido com o Senado, no qual os senadores concordaram em manter o veto caso o presidente Lula decida barrar a proposta.

Padilha diz que Lula vai vetar texto que afrouxa proteção à Mata Atlântica | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na entrevista ao programa Conexão, da GloboNews, nesta quinta-feira (25), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o presidente Lula irá vetar a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados, a qual prevê flexibilização das regras de proteção ao desmatamento na Mata Atlântica.

"Pelo compromisso que nós temos com a sustentabilidade, minha posição, que foi firmada desde o começo é de vetarmos, não permitirmos a agressão à Mata Atlântica nessa medida provisória", disse. O ministro Alexandre Padilha também informou que já há um compromisso estabelecido com o Senado, no qual os senadores concordaram em manter o veto caso o presidente Lula decida barrar a proposta.

"Já existe inclusive, compromisso do Senado que o presidente Lula vetando, não seja derrubado o veto no Senado. E a própria Câmara dos Deputados, quando foi votado pela primeira vez, a liderança do governo já sinalizou de que não tinha qualquer compromisso com sanção e que vetaríamos", afirmou.

"O governo vai sempre utilizar os instrumentos que tem para proteger o meio ambiente, para garantir a sustentabilidade", continuou. Na quarta-feira (25), a Câmara dos Deputados tomou a decisão de ignorar a posição do Senado e reintroduziu trechos de uma medida provisória que enfraquecem as regras de proteção da Mata Atlântica. Essa ação da Câmara representa um rompimento com o compromisso anteriormente estabelecido entre os poderes legislativos.

Inicialmente, a medida provisória emitida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro tinha como objetivo principal a prorrogação do prazo para que imóveis rurais pudessem aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

No entanto, durante a primeira votação, a Câmara dos Deputados optou por incluir modificações na Lei da Mata Atlântica. Essas alterações incluíam o fim da exigência de compensação em casos de desmatamento de vegetação fora das áreas de preservação permanente, além de flexibilizar o desmatamento de vegetação primária (original) e de vegetação secundária em estágio avançado de regeneração.

Ao analisar a matéria, o Senado decidiu derrubar os trechos mencionados. No entanto, a Câmara dos Deputados reintroduziu os dispositivos, que agora seguem para a sanção presidencial. Na entrevista, o ministro Alexandre Padilha também comentou as outras derrotas sofridas pelo governo na área ambiental. Na quarta, uma comissão da Câmara também deu aval para o esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES