Para acabar com a baixaria, Conselho de Ética pode instaurar 7 ações hoje

Entre os alvos está Nikolas Ferreira, que fez um discurso considerado transfóbico no Dia da Mulher.

Conselho de Ética se reúne para definir representações | Billy Boss/Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma série de episódios condenáveis, inclusive pelo próprio presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (Progressistas). Nesta terça-feira (30), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa realizará uma reunião para sortear os relatores das representações apresentadas contra sete deputados: Carla Zambelli (PL-SP), Márcio Jerry (PCdoB-MA), Nikolas Ferreira (PL-MG), José Medeiros (PL-MT), Juliana Cardoso (PT-SP), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP)

A ação contra Carla Zambelli, deputada bolsonarista envolvida em uma série de polêmicas no período eleitoral, foi protocolado pelo PSB. O partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, acusa a parlamentar de quebrar o decoro parlamentar por insultar e constranger o deputado Duarte (PSB-MA) durante uma audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino. O PSB afirma que esse comportamento reduz o Parlamento a um ambiente informal onde qualquer pessoa pode ofender sem sofrer consequências. A representação ressalta que a imunidade parlamentar é uma proteção à democracia e não deve ser utilizada de forma imoral e zombeteira.

Leia Mais

Já o processo contra Márcio Jerry, do PC do B, veio através do Partido Liberal, também por quebra de decoro. O deputado é acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC) durante a mesma audiência com Flávio Dino. A deputada relata que o colega de Parlamento se aproximou demais do seu cabelo e teria projetado o seu corpo contra ela. O episódio foi amplamente debatido entre as várias correntes no Parlamento Nacional. 

Por sua vez, outra representação envolve mais um caso polêmico, sendo apresentada por quatro partidos: Psol, PDT, PT e PSB, tendo como alvo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Essas legendas afirmam que Ferreira agiu de forma inadequada ao usar uma peruca loira para fazer um discurso discriminatório e transfóbico no Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), repreendeu-o, afirmando que o plenário não é lugar para exibicionismos nem discursos preconceituosos.

Também está no rol de análises do Conselho de Ética, o processo apresentado contra José Medeiros pelo Partido dos Trabalhadores, também por quebra de decoro. O caso teria ocorrido durante a sessão em comemoração do Dia da Mulher, 

Medeiros é acusado de intimidar a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de insultar e agredir o deputado Miguel Ângelo (PT-MG) quando este veio em defesa da parlamentar paranaense. O PT afirma que comportamentos que descambam para a violência física e intimidação não podem ser justificados pela imunidade parlamentar.

O Conselho de Ética é o órgão responsável por aplicar penalidades nos casos de descumprimento das normas relacionadas ao decoro parlamentar.

Seu papel é zelar pela observância dos preceitos éticos, preservando a dignidade parlamentar, instaurar processos disciplinares e conduzir os atos necessários à sua instrução. O conselho é composto por 21 membros titulares e seus suplentes, com mandato de dois anos, que não podem ser substituídos a qualquer momento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES