Fim da baixaria! Câmara instala Conselho de Ética e Nikolas Ferreira é alvo

Ferreira pertence a bancada de influencers radicais e tem protagonizado uma série de polêmicas desde que assumiu o mandato.

Nikolas Ferreira é acusado de transfobia | Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados instala nesta quarta-feira (19) o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, com a finalidade de zelar pela observância dos preceitos éticos e cuidar da preservação da dignidade parlamentar. O presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira, sinalizou que o grupo vai analisar as trocas de ofensas entre parlamentares que têm ocorrido em algumas Comissões. O líder da Casa estaria disposto a brecar as baixarias no Parlamento, que têm sido objeto de críticas da sociedade em geral.

Na mira dos processos no Conselho está o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), expoente do bolsonarismo, que foi acusado de transfobia após discurso no Dia das Mulheres. Ferreira pertence a bancada de influencers radicais e tem protagonizado uma série de polêmicas desde que assumiu o mandato.

Leia Mais

Segundo Lira, o processo de polarização exacerbada só vai parar com as punições adequadas, que ele não tem dúvida que virão. A instalação do Conselho de Ética é um sinal de que a Câmara dos Deputados está atenta à necessidade de manter a ordem e o respeito mútuo no Parlamento.

Governo Lula defende julgar cassação de Nikolas Ferreira por transfobia

Nikolas Ferreira contrata dois advogados pessoais em seu gabinete

Linguagem neutra: Projeto polêmico de Nikolas Ferreira é retirado de pauta

O Conselho de Ética é o órgão encarregado da aplicação de penalidades nos casos de descumprimento das normas relativas ao decoro parlamentar. Cabe ao colegiado instaurar processo disciplinar e proceder os atos necessários à sua instrução. Criado em 2001, o conselho é composto por 21 membros titulares e igual número de suplentes, com mandato de dois anos, que não podem ser substituídos a qualquer tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES