Para Padilha, troca de nomes no Ministério do Turismo voltará a ser pautada

A declaração do ministro foi dada após o União Brasil demonstrar não estar satisfeito com Daniela Carneiro no cargo

União Brasil quer que Celso Sabino ocupe o cargo a todo custo | Câmara dos Deputados e Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (22), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que observa, como algo a ser considerado, o desejo do Partido União Brasil em tirar a deputada Daniela Carneiro (União-RJ) do Ministério do Turismo para que Celso Sabino (União-PA) ocupe a pasta.

Em entrevista, o ministro afirmou que "não tem data, nem nome definido", mas que "certamente" as conversas e definições vão voltar a ser discutidas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da missão oficial na Europa.

Leia Mais

"Não tem data para isso, nem nome definido [...] Eu já ouvi em reuniões com a bancada, em conversas uma unidade em torno do nome do Celso Sabino. O que é muito positivo ver um partido como o União Brasil chegar a um nome de consenso. Vejo como algo bastante positivo", afirmou. "Mas as tratativas disso, as definições de nome, de quais ministérios querem a reformulação certamente vamos ter nos retornos das viagens internacionais no próximo período", continuou.

Padilha já relatou que as possíveis substituições de nomes no comando de ministérios estão "na pauta do governo" e que é algo "natural" o desejo do União rever suas indicações.

O partido - que se apresenta como aliado político do governo Lula, mas que é o que mais deposita votos contrários às propostas elaboradas pelo Executivo - pressiona o Planalto para que Sabino ocupe, a todo custo, a pasta ministerial, além de pleitear outros órgãos ligados ao ministério - como a Agência Brasileira de Produtos Internacional do Turismo (Embratur). Isso para que a legenda possa conceder mais apoio ao Planalto no Congresso Nacional.

Na semana passada, Daniela Carneiro se reuniu, reservadamente, com o presidente Lula e conseguiu se manter no ministério. O Executivo tem se empenhado para que o desejo de Daniela - em se desfiliar do partido inclinado à ideologia de centro-direita - seja executado de forma tranquila, sem que a sigla destrave manifestações desgastantes.

A ministra entrou com com pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para deixar o União e se filiar ao Republicanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES